|
As catracas funcionaram sem problemas. (Fotos: Leandro Vicente) |
As quatro catracas instaladas na entrada dos alunos, na Rua Barão da Lagoa Dourada, entraram em atividade na parte da manhã desta segunda-feira (25/04/2011). Durante o dia, a Diretora da Diretoria do Depar-tamento de Apoio às Atividades Acadêmicas, Ana Mary Fonseca acompanhou o trabalho da equipe de portaria e atuou em um dos equipamentos.
De acordo com ela, a fila que ocorreu à noite foi consequência de problemas com o código de barras de algumas carteiras de estudantes. Na impressão, os traços ficaram mais grossos que o recomendado. "Nesse caso orientamos os alunos a procurarem o setor de expedição, ao lado da Butique", explicou ela.
Uma outra dificuldade observada pela diretora, e outros gestores que compareceram ao local, é o posicionamento inadequado dos documentos. O código de barra está impresso na parte frontal das carteirinhas. Muitos alunos passaram as suas com a foto no sentido contrário ao do dispositivo de leitura.
O acesso da comunidade em geral continua acontecendo pela portaria da Rua Dr. Siqueira. Os servidores também entram por esta portaria e aqueles que passavam pela entrada dos estudantes continuam a fazê-lo bastando se identificarem. Os portadores de necessidades educacionais especiais podem ingressar por qualquer portaria.
- Nós não temos a intenção de cercear ninguém. Apenas queremos ordenar o acesso, além de investir ainda mais em segurança - justifica o Diretor Geral do Campus Campos Centro, Jefferson Manhães de Azevedo.
A segurança é uma preocupação esboçada por alunos quando abordados sobre a nova forma de ingresso no campus.
- É mais seguro com certeza. Acho que algumas vezes vai causar um certo tumulto, mas em nome da segurança vale a pena - disse Igor de Castro, aluno dos curso de Sistemas de Informação.
- Permite um controle do acesso dos alunos, tornando o acesso restrito e isso hoje é importante - opina Washington Luis dos Passos, aluno do curso de Estradas.