E-mail do blog

iffcamposcentro@gmail.com

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Napnee amplia serviços com notebooks

Alunos portadores de necessidades especiais poderão usar as máquinas nas salas de aula. Os computadores podem fazer leitura sonora de textos e programas. 

Jefferson, alunos atendidos no Napnee e parte da equipe de trabalho. (Foto: Leandro Vicente)
  

 

O Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napnee) recebeu, na noite desta quinta-feira (14/04), três notebooks habilitados para acessar a rede sem fio do Campus Campos-Centro. De acordo com a coordenadora do setor, Márcia Regina Crysóstomo Silva, as máquinas eram esperadas com ansiedade pelos alunos deficientes visuais.
   
- Nós produzimos materiais para ajudar os alunos portadores de necessidades especiais na sala de aula. Muitos não têm condições de adquirir um notebook e o computador é uma ferramenta da maior importância para o estudo deles. Nós entregamos textos e outros materiais em mídia para serem usados nos computadores - explicou ela.
   
Durante a entrega das máquinas, o diretor geral do campus, Jeferson Manhães de Azevedo, anunciou que outros dois notebooks serão encaminhados ao Napnee, possivelmente ainda este mês. "Nossa meta é destinar 10 notebooks para vocês. Só pedimos um pouco de paciência. Vamos habilitar os computadores na rede Acesso Livre e também nas redes internas. Normalmente só os alunos de iniciação científica usam essas redes, mas o Napnee terá acesso também", disse Jefferson.
   
Um dos notebook foi entregue simbolicamente a aluna Gabriela da Silva Toledo, que cursa o terceiro ano do Ensino Médio e também o de informática. Ela e outros 14 colegas têm acesso a informações pelo Dosvox, programa que faz leitura sonora de textos, arquivos e outros dispositivos. 
   
- Vai ser bom para mim porque faço informática e preciso muito usar um computador - comentou Gabriela.
   Já o aluno bolsista André Campos, que cursa Sistemas de Informação, sugere que seja ampliado para os estudantes atendidos pelo Napnee o acesso ao youtube. "Seria bom liberar pelo menos o youtube porque tem muitas video aulas", propôs ele.
   
A rede Acesso Livre funciona na parte externa do campus e os alunos que cadastram computadores e celulares podem acessar as chamadas redes sociais - Facebook, youtube e outras.

Nenhum comentário: