E-mail do blog

iffcamposcentro@gmail.com

sábado, 14 de maio de 2011

Novo Blog

O Blog do Campos Centro conta com um novo visual e Endereço!
Acesse: www.camposcentro.blog.br

quinta-feira, 12 de maio de 2011

I Encontro de trabalhadores da pesca

Evento vai acontecer no dia 18 e é mais uma ação visando a qualificação profissional no setor. A iniciativa é da Coordenação do Programa Certific em Pesca e Aquicultura.
   
A primeira palestra tratará do tema Previdência direitos e deveres dos trabalhadores e será ministrada pela assistente social Vânia Márcia Araújo, do Núcleo de Educação Previdenciária, da Gerência Executiva do  INSS em Campos.
   
O gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego de Campos, José Roberto Pessanha falará, às 15h30min, sobre Seguro Defeso. No final do evento haverá entrega de certificados. O encontro vai acontecer no Auditório Miguel Ramalho.  
   
O Rede Certific foi concebido para proporcionar ao trabalhador com formação prática o reconhecimento de seu saber. A Rede Federal de Educação Profissional atua com certificação em diversas áreas. No caso do IF Fluminense, são oferecidas oportunidades a eletricistas instadores prediais e trabalhadores da pesca.

Cardápio do almoço no Campus

Na concepção de respeito aos alunos, a Direção Geral do Campus vem dialogando com os responsáveis pela Cantina para melhorar sempre os serviços oferecidos. 

É visível a melhor do ambiente, apresentação dos alimentos e variedade. Uma outra providência é a divulgação prévia do cardápio do almoço. 

Para a semana de 16 a 22 de maio foi preparado um bonito cartaz com as informações. O Departamento da Diretoria de Apoio às Atividades Acadêmicas e a Coordenação de Saúde e Nutrição lembram que os alunos e servidores podem e devem enviar suas sugestões e críticas para o e-mail: merenda@iff.edu.br

Clique na imagem  para ampliar



quarta-feira, 11 de maio de 2011

Orientações para conquistar o emprego

A orientadora esclareceu várias dúvidas dos alunos (Foto: Leandro Vicente)
 
Dando continuidade ao 4ª feira Sem Dúvidas, a Agência de Oportunidades ofereceu, em encontro, dicas de comportamento e desempenho para entrevistas.
Os grupos recebem orientações durante 30 minutos. (Foto: Leandro Vicente)
  
Em grupos de até sete alunos, os inscritos passaram pela orientação conduzida pela estagiária de psicologia Daniele Chagas. Os encontros duram 30 minutos, mas são suficientes para surpreender a egressos e alunos inscritos.

  É o caso da aluna Kíssila Chagas Pereira que já teve experiências com o assunto e sentia necessidade de conhecer mais sobre o tema.  
   
- A gente estava precisando de uma  oportunidade dessas. Aqui estão tendo vários processos seletivos com entrevistas e a gente não estava sabendo como lidar com a entrevista - conta Kíssila.
   
Os alunos interessados podem se inscrever na dDDIEx, no térreo do Bloco D, ao lado da entrada dos estudantes, na Rua do Barão até no dia do evento - desde que haja vaga. Os participantes recebem material impresso com uma síntese de algumas das principais orientações dadas aos candidatos a uma vaga de trabalho. 
   
Algumas delas: procurar fazer perguntas sobre o cargo e assim demonstrar interesse; lembrar de levar sempre contatos de pessoas com quem se trabalhou para o caso da referência (válido também para estagiários); fazer contato telefônico ou enviar um e-mail para o recrutador após a entrevista, de maneira a também  demonstrar interesse.
   
Eu achei muito interessante porque o IFF não está só oferecendo estágio pra gente mas a oportunidade de participar de vários processos, como se deve comportar, como agir, o que evitar - disse a aluna Silvia Azevedo.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Campus ganhará sala para inscrições

Na sala, até seis pessoas serão atendidas simultaneamente (Foto: Leandro Vicente)
 Conforto e agilidade deverão ser oferecidos aos interessados em se inscrever nos processos seletivos do IF Fluminense no Campus Campos-Centro. Além de possibilitar a instalação de seis terminais de computador, a sala estará integrada a outra para produção de fotografias.
  
A estimativa do diretor de Infraestrutura do Campus, José Luiz Boynard é de que tudo esteja pronto em breve para entrar em serviço.
  
- Este é um espaço que nós precisávamos há muito tempo. As filas acabavam sendo formadas atrapalhando até a circulação. É uma antiga demanda de setores como o Registro Acadêmico - explica Boynard.

6ª Musical

Auditório lotado para ouvir as bandas
 O Grêmio Nilo Peçanha (Genp) prepara a edição do próximo evento. A data ainda está sendo definida devido à utilização do Auditório Cristina Bastos para formaturas de outras instituições de ensino. Uma das bandas com presença já confirmada é a Tiojuka. 

Na 6ª Musical a proposta é tocarem sempre duas bandas, a partir das 18 horas. Os primeiros shows aconteceram na sexta-feira (06/05). Passaram pelo palco as bandas 42Morrow e Sken. O projeto é sistêmico: "a idéia é abrir espaço para alunos de todos os campi do IFF e também convidados", comenta o presidente do Genp, Arnaldo Souza. 

Basquete - Na sexta-feira (13/05) haverá a premiação dos trios vencedores do torneio de basquete que vem acontecendo no campus há uma semana. 

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Fotos das cerimônias de formatura dos cursos técnicos e de ensino superior


As fotos de Leandro Vicente e Weliton Barbosa, em alta resolução, podem ser baixadas para impressão nos links indicados nos respectivos álbuns. 

Cursos Técnicos aqui 

Cursos do Ensino Superior aqui

Aprovados novos cursos de pós graduação para o campus


 Na última reunião do Conselho Superior do IF Fluminense campus Campos Centro, no dia 5 de maio de 2011, foram aprovados mais dois Cursos de Pós Graduação para o campus Campos Centro. 
Com previsão de lançamento de Edital para o final do mês de maio e processo seletivo em junho e julho, para início em agosto de 2011, os cursos de EDUCAÇÃO DO CAMPO e DOCÊNCIA NO SÉCULO XXI trazem em sua concepção, respectivamente, o olhar freireano para o fortalecimento das práticas pedagógicas no campo que dialogam com a construção de um projeto de inclusão e que permite, também, acolher, positivamente,  os avanços tecnológicos na Educação.
As novas propostas reangulam, sensivelmente, o DNA dos Cursos de Pós Graduação já existentes no campus, a partir da concepção de que cabe um olhar para nosso próprio pensar rumo ao outro e à educação que requer um novo educador capaz de, pela Educação, avaliar a trajetória biográfica do estudante para conduzi-lo à emancipação

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dia Mundial da Língua Portuguesa

(Reprodução)
 O jornal Mania de Saúde traz uma matéria sobre o assunto, a data é dia 5 de maio. Para a matéria o jornal entrevistou a professora Edinalda Maria Ribeiro, Coordenadora da Pós graduação em Literatura, Memória e Sociedade oferecida pelo IF Fluminense no campus Centro.   

Veja abaixo a reprodução da matéria:

Utilizado em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, o Português, que imortalizou a lírica de Camões e a metafísica de Fernando Pessoa, está recebendo diversas comemorações simbólicas com o Dia Mundial da Língua Portuguesa. 

Em alguns casos, porém, o tom é de lamento, devido ao baixo nível do uso formal da língua por grande parte dos falantes.
Um exemplo claro é o Brasil, que, além de sentir a crise desse aprendizado (cujos efeitos atingem até mesmo a parcela populacional letrada), vive também os sintomas da unificação da língua, cristalizado no acordo ortográfico, que provocou mudanças controversas, como explica a professora Edinalda Almeida, Coordenadora de Pós-Graduação em Literatura, Memória Cultural e Sociedade, do Instituto Federal Fluminense (IFF). 

"Há, entre nós, brasileiros, uma grande dificuldade em entender e absorver as regras do registro formal da língua, principalmente fora da escola. Somos um povo muito falante, que usa muito a linguagem informal, o que torna a absorção do nível culto uma luta diária. Isso ficou ainda mais difícil com o acordo ortográfico, que está confundindo e dificultando ainda mais essa absorção", explica a professora.

O inglês britânico e o americano, segundo ela, é um exemplo. Mesmo possuindo a mesma identidade, eles não deixam de ter as suas diferenças. "Uma coisa não interfere na outra. O acordo ortográfico é problemático, pois todo país tem suas peculiaridades. Infelizmente, mais uma vez, o Brasil cedeu às pressões de uns poucos. Eles falam de unificação como forma de melhorar o entendimento, mas qualquer um pode ler Eça de Queirós, Fernando Pessoa e José Saramago sem dificul-dade", exemplifica.

Outro aspecto grave do problema diz respeito ao imediatismo com que grande parte da população trata o aprendizado do idioma, como é o caso de muitas pessoas que fazem concursos públicos. "Não é por acaso que muitas delas, até mesmo possuindo curso superior, pecam no idioma. Ele tem que ser praticado constantemente e não com imediatismo. Acho que deveria haver mais políticas públicas para mudar isso", orienta.

Se, como diz Fernando Pessoa, a nossa pátria é a nossa língua, talvez o dia 12 possa ser um bom momento para discutir todos esses assuntos e, quem sabe, tentar valorizar ainda mais o nosso idioma.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Começou a eleição para a reitoria

Uma dica para os colegas que apreciam o furdúncio eleitoral. O IF de Pernambuco deu início ao seu processo com direito a cronograma pelo twiter, site e ampla discussão. Vale conferir quando tiver um tempo: aqui


Seminário sobre certificação profissional

O professor Luis Augusto Caldas, do Campus Campos-Centro, está representando o MEC no Seminário Internacional Políticas de Validação.

Luis Augusto é professor dos cursos de Eletrotécnica e Mecânica. (Foto: Leandro Vicente)
   O Seminário acontece nesta quarta-feira (04/05) e quinta-feira, em Buenos Aires. Luis Augusto, um dos idealizadores do programa Rede Certific, vai falar na quinta, às 10 horas, sobre a experiência brasileira. Na mesa Apresentação de casos do Merco Sul também participarão representantes da Bolivia, Chile e Uruguai.
   
O evento é dirigido pela Direção Geral de Cultura e Educação, da província de Buenos Aires e tem entre seus parceiros, universidades argentinas e a Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI).
   
Participam do seminário os responsáveis pela formação técnico profissional dos ministérios do trabalho e educação argentinos, diretores e docentes de centros de formação profissional, de escolas técnicas, alunos e universitários.

terça-feira, 3 de maio de 2011

EJA do Campus ajuda a ampliar horizontes profissionais

O  curso, ministrado pelo servidor Jorge Mendes, enfatiza bem a formação técnica (Fotos: Leandro Vicente)
 A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Campus Campos-Centro está oferecendo uma oportunidade de progresso na vida profissional de 17 alunos inscritos no curso de carpintaria. Matriculado no Instituto Federal Fluminense, o grupo divide seu tempo entre as aulas do Ensino Fundamental e a formação prática.
   
O curso ministrado pelo servidor Jorge Mendes Lopes, 55 anos e 27 dedicados à educação profissional, tem ênfase na parte técnica. “O objetivo é inseri-los no mercado do trabalho, após finalizarem o curso”, observa ele.
   Falando sobre a oportunidade oferecida pelo IF Fluminense, os alunos revelam ter experiência prática e grande expectativa: “o curso aqui é mais técnico e a gente precisa do certificado”, comenta Sebastião Rosa da Silva, 55 anos, 30 dedicados à construção civil.
   
Uma constatação interessante quando se toma contato com a turma é a da presença feminina nos canteiros de obras. Vera Lúcia da Silva Souza, 45 e Maria do Carmo Oliveira dos Santos, 57, trabalham respectivamente como armadora de ferragem de colunas e ladrilheira. As duas buscam agora ampliar suas habilidades com a carpintaria.
   
- A mulher nessa área (obra) é boa pra caramba porque vê detalhes que os homens não vêem. Eles são mais brutos- diz Maria do Carmo, sem nenhuma cerimônia.
   
O interesse e dedicação da turma animam o professor, conhecido entre os colegas no campus pelo apelido, Jorge Mizura.
   - Nesse curso o profissional tem uma amplitude fora do comum. Tem gente que já trabalha com gesso porque aprendeu aqui a mexer com ângulos. Eles aprendem no curso a lustrar. Futuramente podem trabalhar como montadores de móveis – prevê ele.
   
Jorge explica que embora haja facilidade hoje para se adquirir móveis prontos, em lojas de crediário, a montagem é um mercado à parte. 
   
A coordenadora da EJA no campus, Suely Fernandes Coelho Lemos, explica como tem sido possível conciliar o conteúdo do Fundamental e o curso de carpintaria:
   
- Como os estudantes só podem frequentar a escola no turno noturno, organizamos o curso de modo a permitir oportunidades de aprendizagens tanto na formação geral quanto na qualificação profissional. Deste modo, as turmas foram divididas em dois grupos: um inserido no curso de marcenaria e carpintaria e o outro na Informática básica e acesso a internet. Esses cursos têm a duração de um semestre, ao final, inverte-se – explica Suely.
   
As aulas de ambos os cursos acontecem às quintas-feiras a partir das 19h30min e às sextas feiras das 18h às 21h.  



segunda-feira, 2 de maio de 2011

Formaturas no campus

Os álbuns digitais das formaturas dos cursos de nível superior e do ensino ténico estão sendo finalizados para que alunos e familiares possam acessar e baixar fotos. As imagens, produzidas pelos fotógrafos Diomarcelo Pessanha, Leandro Vicente e Weliton Barbosa terão alta resolução, possibilitando a impressão pelos interessados. 

As cerimônias foram realizadas com sucesso na sexta-feira 29/04) - cursos superiores - e sábado (30/04) - cursos técnicos -, na quadra coberta, na frente da Concha Acústica.