E-mail do blog

iffcamposcentro@gmail.com

terça-feira, 3 de maio de 2011

EJA do Campus ajuda a ampliar horizontes profissionais

O  curso, ministrado pelo servidor Jorge Mendes, enfatiza bem a formação técnica (Fotos: Leandro Vicente)
 A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Campus Campos-Centro está oferecendo uma oportunidade de progresso na vida profissional de 17 alunos inscritos no curso de carpintaria. Matriculado no Instituto Federal Fluminense, o grupo divide seu tempo entre as aulas do Ensino Fundamental e a formação prática.
   
O curso ministrado pelo servidor Jorge Mendes Lopes, 55 anos e 27 dedicados à educação profissional, tem ênfase na parte técnica. “O objetivo é inseri-los no mercado do trabalho, após finalizarem o curso”, observa ele.
   Falando sobre a oportunidade oferecida pelo IF Fluminense, os alunos revelam ter experiência prática e grande expectativa: “o curso aqui é mais técnico e a gente precisa do certificado”, comenta Sebastião Rosa da Silva, 55 anos, 30 dedicados à construção civil.
   
Uma constatação interessante quando se toma contato com a turma é a da presença feminina nos canteiros de obras. Vera Lúcia da Silva Souza, 45 e Maria do Carmo Oliveira dos Santos, 57, trabalham respectivamente como armadora de ferragem de colunas e ladrilheira. As duas buscam agora ampliar suas habilidades com a carpintaria.
   
- A mulher nessa área (obra) é boa pra caramba porque vê detalhes que os homens não vêem. Eles são mais brutos- diz Maria do Carmo, sem nenhuma cerimônia.
   
O interesse e dedicação da turma animam o professor, conhecido entre os colegas no campus pelo apelido, Jorge Mizura.
   - Nesse curso o profissional tem uma amplitude fora do comum. Tem gente que já trabalha com gesso porque aprendeu aqui a mexer com ângulos. Eles aprendem no curso a lustrar. Futuramente podem trabalhar como montadores de móveis – prevê ele.
   
Jorge explica que embora haja facilidade hoje para se adquirir móveis prontos, em lojas de crediário, a montagem é um mercado à parte. 
   
A coordenadora da EJA no campus, Suely Fernandes Coelho Lemos, explica como tem sido possível conciliar o conteúdo do Fundamental e o curso de carpintaria:
   
- Como os estudantes só podem frequentar a escola no turno noturno, organizamos o curso de modo a permitir oportunidades de aprendizagens tanto na formação geral quanto na qualificação profissional. Deste modo, as turmas foram divididas em dois grupos: um inserido no curso de marcenaria e carpintaria e o outro na Informática básica e acesso a internet. Esses cursos têm a duração de um semestre, ao final, inverte-se – explica Suely.
   
As aulas de ambos os cursos acontecem às quintas-feiras a partir das 19h30min e às sextas feiras das 18h às 21h.  



Nenhum comentário: