E-mail do blog

iffcamposcentro@gmail.com

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Alunos e professores do campus e de instituição argentina deverão fazer intercâmbio

 O Diretor Geral Jefferson e o Decano Guilhermo já definiram a data para o primeiro intercâmbio de alunos, março de 2011. Na proposição inicial, 4 alunos do campus Campos-Centro irão desenvolver atividades acadêmicas e visitas técnicas durante 30 dias em Buenos Aires, assim como 4 alunos da Universidade Tecnológica farão o mesmo em Campos dos Goytacazes e região. 

Para tanto, os dois dirigentes iniciarão imediatamente o conjunto de ações institucionais necessárias para formalizarem o Convênio das duas instituições e celebrar uma parceria que, na visão dos dois, ampliará as possibilidades de formação dos alunos das duas instituições.

Uma comissão da Universidade Tecnológica Nacional visitará o campus Campos-Centro no período da Semana do Saber Fazer Saber, entre os dias 27 e 29 de outubro, e uma comissão de professores do campus Campos-Centro visitará a Faculdade Regional de Buenos Aires, no mês de novembro, para detalharem as primeiras atividades em conjunto. 
 
Jefferson esteve na VIII Jornadas Latinoamericanas de Estudios Sociales de La Ciencia y Tecnologia (ESOCITE 2010), realizada na Faculdade Regional de Buenos Aires da Universidade Tecnológica Nacional da Argentina. O evento ocorreu entre os dias 20 e 23 deste mês. O convite partiu da Rede CYTED.
 
Logo no primeiro dia do Congresso, o prof. Jefferson Azevedo entrou em contato com o Engenheiro Sebastian Brie, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Faculdade Regional de Buenos Aires, tendo em vista que este participou da mesa de abertura do evento. 

No dia seguinte, os dois se reuniram e discutiram a possibilidade de um estreitamento das relações entre a Universidade Tecnológica Nacional (UTN) da Argentina e o Instituto Federal Fluminense. A Universidade Tecnológica é responsável pela formação de 60% dos engenheiros argentinos, tendo 32 unidades em todo o país. Somente na Faculdade Regional de Buenos Aires são aproximadamente 14.000 alunos matriculados nos diversos cursos de graduação e pós-graduação nas diversas áreas da Engenharia. 

No dia 22 de julho, o Prof. Jefferson, acompanhado pelo Engenheiro Sebastian e de dois assessores da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva, visitaram o outro campus da Faculdade Regional, onde os alunos dos cursos de graduação cursam o ciclo básico da engenharia. No retorno ao campus principal da Faculdade Regional de Buenos Aires, visitaram diversos laboratórios das área de controle e automação e de mecânica. 

Jefferson também reuniu-se com o Decano, autoridade máxima da Faculdade Regional, engenheiro Guilhermo Oliveto, e com o Secretário Acadêmico e de Planejamento, engenheiro Marcelo Giura. 

Na ocasião, definiram um conjunto de ações que poderão ser realizadas em conjunto pelas duas instituições, em especial o intercâmbio de alunos e professores, assim como o desenvolvimento de ações de pesquisa em conjunto.


Nenhum comentário: