E-mail do blog

iffcamposcentro@gmail.com

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Vagas para estágio e emprego

A Agência de Oportunidades da Diretoria de Extensão (DDIEx) está com inscrições abertas para estágio e emprego. As vagas são para alunos de cursos técnicos e de Engenharia de Controle e Automação. Os interessados podem obter detalhes na seção aqui do blog à direita. 

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Coordenadores prestigiam seminário de gestão participativa

O depoimento da Coordenadora do Curso de Telecomunicações, Suélly Lima dos Santos, no encerramento do 1º Seminário de Gestão do Campus Campos Centro, traduziu com precisão as impressões dos participantes. Em sua avaliação do encontro, a professora Suélly disse que pela primeira vez se sentia interferindo diretamente nos destinos da instituição.
   
Também a servidora do Instituto há mais de 20 anos, a coordenadora da Biblioteca Anton Dakistch, Carmem Elba Neri de Thuin, disse, logo após o depoimento de Suélly, que aquela era a primeira vez que isso estava de fato acontecendo, fato que renovava o entusiasmo com o trabalho.
   
Organizado pela professora Maria Amélia Aid, com apoio do grupo gestor, o evento foi realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, das 9h às 18 horas dessa terça-feira (22/02), o seminário foi prestigiado por coordenadores de cursos e da área administrativa.
   
Durante o seminário, foi apresentado todo o Programa de Obras para o campus Campos Centro, estruturado pelo diretor José Luiz Boynard, com algumas obras já em andamento e outras que serão iniciadas nos próximos meses.
  
Orçamento - A parte de orçamento trouxe dois aspectos importantes: o detalhamento de todo o processo de distribuição do orçamento no campus, feita pelo diretor  da Diretoria Financeira e Orçamentária, Vitor Tostes. O Diretor de Ensino Técnico, Helder Siqueira apresentou uma  explicação minuciosa de toda a metodologia de cálculo da matriz orçamentária construída pelo Conselho de Reitores dos Institutos Federais (CONIF) para os IF.
  
Outras questões foram tratadas como o decreto que versa sobre professor e técnico administrativo equivalente – concurso para vagas liberadas por aposentadoria e outros, o perfil sócio econômico dos alunos e discutiram-se novas propostas para reunião de coordenadores mais condizentes com o modelo de gestão que se defende.
  
Eram esperados 60 participantes no seminário e houve o comparecimento de 56 coordenadores. A deliberação final foi a de realizar, bimestralmente, esses seminários de gestão e o próximo já ficou definido para o final de abril, face a complexidade de um campus que supera 5000 estudantes.

  - Estamos juntos, em uma nova direção. Aqui está representado o trabalho de um coletivo mesmo. Nós acreditamos em um Campus forte, não em uma Direção Geral forte; e acreditando num campus forte, estamos acreditando em um Instituto forte – disse o Diretor Geral, Jefferson Azevedo no encerramento.   
   
(Fotos: Weliton Barbosa)






quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Começa sondagem para construção do Bloco G

(Divulgação Diretoria de Infraestrutura)

Para satisfazer a curiosidade dos colegas que têm acompanhado a obra de construção do Bloco G. Houve quem pensasse que a perfuração em determinados pontos da quadra de esportes, que será demolida, teria haver com pesquisa de posso artesiano. 

O diretor de Infraestrutura do campus, José Luiz Boynard, esclarece aos leigos:

"Foram iniciados os serviços de sondagem do novo prédio.  A sondagem é um ensaio obrigatório em obras de responsabilidade onde são feitos prospecções no solo para conhecer suas características, entre essas sua capacidade de suporte de carga, esse ensaio está diretamente ligado a definição das fundações do prédio e é imprescindível para balizar o cálculo estrutural do mesmo".

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Seminário de coordenadores do Campus

        O grupo gestor do Campus Campos Centro realiza nesta terça-feira (22/02), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Seminário de Gestão 2011, em que é esperada a participação de cerca de 50 coordenadores administrativos e docentes.

        Entre outros assuntos, integram a agenda o orçamento financeiro para o ano, as legislações recentes e indicadores acadêmicos e do alunado.

        O seminário será aberto pelo diretor geral do campus, Jefferson Manhães de Azevedo e será conduzido por diretores e coordenadores da equipe de gestão. Eles apresentarão os diversos assuntos programados.

        Este ano, o campus iniciará seu Programa de Gestão da Reprodução Gráfica. Ele foi pensado para possibilitar uma nova maneira de os professores fazerem suas solicitações de material para o trabalho em sala de aula.

Durante as férias, o grupo gestor do campus realizou um seminário  para discutir as ações postas em prática, entre abril e dezembro de 2010 e os desafios para 2011.

O seminário desta terça faz parte do compromisso do grupo gestor de desenvolver no Campus Campos Centro do IFF uma gestão participativa. Para facilitar o deslocamento está sendo oferecido transporte, com saída do campus programada para as 8h30min.

Um almoço será oferecido aos participantes. Veja aqui o convite da Direção Geral.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Teatro, música e exposição de arte na programação do volta às aulas

No início da noite desta quarta-feira (16/02) voltará a ser apresentada no Pilotis a esquete "Virgens à Deriva", com atrizes do Grupo Nós do Teatro. O espetáculo deve ser iniciado a partir das 18 horas. Já nesta quinta, o cantor e professor de violão Álvaro Manhães apresenta-se no projeto MPB ao Entardecer, também no tablado montado no Pilotis. A partir das 18 horas.
   
O Grupo Caixola de Baco, da Uenf, se apresenta às 20h30min, no Auditório Cristina Bastos. Na sexta-feira (18/02), encerrando a programação, a Banda Torréon fará intervenção cultural no Cristina Bastos, às 21 horas.
   
A arte que invade a rua abrindo novas vertentes para a criatividade tem seus trabalhos expostos em vídeo, painéis e objetos, no Espaço Cultural Raul David Linhares Corrêa. A exposição permanecerá até o dia 28 deste mês.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Frei Betto diz que revolução de Dilma é investir na educação

(Frei Betto também autografou livros durante a visita ao campus. Foto: Diomarcelo Pessanha)

"Somos o único continente do mundo hoje onde há esperança, onde, pela primeira vez, o povo escolhe dentro dos padrões da democracia burguesa chefes políticos progressistas". A análise otimista sobre a América do Sul na conjuntura contemporânea mundial foi um dos pontos da palestra proferida por Frei Betto, no Auditório Miguel Ramalho, que encantaram muitos dos presentes. 

O frei falou sobre Cuba, a revolução, o embargo econômico mantido há décadas pelo governo americano e sobre a difícil convivência das pessoas com um sistema socialista. "Não é fácil viver em um sistema em que tudo é compartilhado".
  
A palestra, iniciada pouco depois das 16 horas, estava inicialmente prevista para estudantes e professores da Licenciatura em Geografia, oferecida no Campus Campos Centro. Mas acabou faltando lugar para todos os interessados, um público composto por professores e alunos de diversos cursos, servidores administrativos e até aposentados da instituição.
  
Antes da palestra, ele concedeu entrevista ao jornalista Renato Wanderley, do jornal Folha da Manhã, e antecipou algumas questões que trataria na palestra da noite. Indagado sobre o desafio brasileiro com a educação, Frei Betto disse que a revolução a ser empreendida pela presidente Dilma Rousseff "é a da educação".
  
Frei Betto contou que costuma perguntar sempre a pessoas do povo, nos países que visita, quanto tempo passam as crianças nas escolas do ensino fundamental. "A resposta é sempre seis horas. No Brasil são quatro, mas é menos porque tem o recreio, o banheiro, as interrupções". Além da escola em tempo integral, ele defende que o país passe a destinar 15% do orçamento para a educação, como uma das medidas para revolucionar a área.
   
Depois das 19h30min, Frei Betto falou para um grande público acomodado em cadeiras plásticas instaladas na frente da Concha Acústica sobre o tema Movimentos Sociais e a Educação. Para o diretor geral do Campus Campos Centro, Jefferson Manhães de Azevedo, a visita e as palestras proferidas pelo religioso e escritor marcam de forma significativa o começo do ano letivo de 2011 na instituição.
  
- Ter entre nós uma pessoa com a história e comprometimento com a vida como o Frei Betto é um privilégio. Temos a convicção de que todos aqueles que partilharam das análises e vivências descritas por ele terão uma outra visão sobre a vida e isso se desdobrará em benefícios para todos - disse Jefferson.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ensaio traduz a alegria do volta às aulas

Com o talento de sempre, o fotógrafo e professor do Campus Campos Centro, Diomarcelo Pessanha, fez um breve ensaio nesta segunda-feira sobre o volta às aulas. A foto abaixo mostra o momento em que a equipe gestora percorreu as salas de aulas para dar as boas vindas aos novos alunos. Mas o conjunto das fotos capta em sua predominância os momentos de alegria que costumam marcar esses retornos ás atividaes. Tudo pode ser visto no álbum criado no Flickr. Basta clicar no link em vermelho. Está muito bonito.
A equipe gestora em ação. (Foto: Diomarcelo Pessanha)

aqui

Frei Betto no Campus

Palestras do escritor e religioso e apresentação de uma peça teatral são destaques da programação de retorno às aulas no Campus Campos Centro. Veja abaixo o convite com a programação. 


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Plano de Assistência ao Estudante prevê mais bolsas para o campus

Depois de encaminhar o Plano de Assistência e Apoio ao Estudante para este ano, a Direção Geral do Campus Campos Centro será recebida pela Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Guiomar Valdez.
   
A consulta à comunidade do Campus sobre o PAAE já está acontecendo. A Ordem de Serviço nº 01, assinada nesta terça-feira (01/02), pelo diretor Jefferson Manhães de Azevedo, estabelece a Comissão de Elaboração, Execução, Acompanhamento e Avaliação do Programa. A idéia é ampliar a discussão sobre o conteúdo do documento a partir do debate inicial dos integrantes da comissão.
   
O IF Fluminense foi contemplado com R$ 4.918.864,00 (quatro milhões, novecentos e dezoito mil, oitocentos e sessenta e quatro reais) para o programa de Assistência  Estudantil. Para o Campus Campos Centro foram disponibilizados R$ 2.729.541,00 (dois milhões, setecentos e vinte e nove mil e quinhentos e quarenta e um reais). Este valor foi calculado com base no Índice de Desenvolvimento Humano de Campos dos Goytacazes e no número de alunos matriculados, chegando ao valor por aluno de R$ 589,00 (quinhentos e oitenta e nove reais)
   
O diretor geral do campus, Jefferson Azevedo, enviou hoje (01/02) para a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional documento que trata da proposta para o Programa de Assistência Estudantil do campus Campos-Centro, a fim de se planejar a execução orçamentária do recurso acima.
   
No documento, a Direção do campus propõe o aumento do número de Bolsa Atleta (de 30 para 60), bem como de Bolsas Monitoria e de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico. Também como ponto de destaque da proposta é o aumento no valor das bolsas relacionadas ao desempenho acadêmico (monitoria, extensão, iniciação cientifica e desenvolvimento tecnológico) para R$370,00 e a criação de 03 modalidades de Bolsas: Cultura, para os alunos do PARFOR e para os alunos portadores de necessidades educacionais especiais. As outras modalidades de bolsa também serão reajustadas, de acordo com o salário mínimo.

Veja aquii o documento na íntegra.

Veja aqui a Ordem de Serviço nº 001/2011 e conheça os integrantes da Comissão