E-mail do blog

iffcamposcentro@gmail.com

quinta-feira, 31 de março de 2011

O que o campus está fazendo a respeito da falta de professor - Entrevista com o Diretor Geral, Jefferson Azevedo

Jefferson: "apoio da comunidade do IFF é fundamental"

Comunicação –Como está a situação real dessa questão da falta de professores no campus?

Jefferson –  Bem, primeiro precisamos esclarecer algumas coisas. Realmente, no início do ano letivo tínhamos um déficit grande de professores e começamos o ano com muitas aulas descobertas. Isso ocorreu fruto de mudanças no Governo Federal, que impediu temporariamente a contratação de professores para os Institutos Federais. Tínhamos nesse início um contingente de alunos sem aulas, porém, hoje estamos com menos de 5% das aulas descobertas e estamos buscando recursos para que todas as turmas tenham todas as aulas.

 Comunicação – Como se chegou à solução desse problema?

 Jefferson –Esse é meu maior orgulho. Adotamos no Campos Centro uma gestão participativa e democrática, sendo assim, contamos com o esforço e a compreensão de todos os servidores do campus. E quero aqui agradecer de público a todos os servidores e em especial a cada docente, que assumiu mais duas, quatro ou seis aulas para resolvermos o problema. Eu mesmo, como Diretor Geral, poderia estar afastado da sala de aula, assumi mais aulas, pois não poderia me furtar desse esforço conjunto de toda a comunidade. E ainda assim, não resolvemos totalmente o problema, mas, minimizamos muito o seu impacto na comunidade acadêmica. Hoje as aulas descobertas estão restritas quase que exclusivamente a algumas turmas do Ensino Médio, curso com periodicidade anual, portanto, teremos mecanismos variados para garantir a aprendizagem dos alunos no decorrer do ano. É assim que agimos no Campos Centros, os problemas surgem e buscamos sempre soluções coletivas.

 Comunicação – E como ficarão os alunos que ainda estão sem aula?

 Jefferson – Podem ter certeza. Não é porque avançamos que vamos nos acomodar. Ainda necessitamos de algo em torno de 40 professores, para termos uma situação mais confortável no campus e estamos lutando por esses cargos. Em relação às aulas descobertas, é compromisso dessa direção e dessa comunidade, repor todas as aulas ao longo do período letivo, repor com qualidade e com criatividade, características que sempre foram e continuaram sendo a nossa marca.

 Comunicação – E que mensagem o senhor deixa para a comunidade acadêmica?
  
Jefferson – Deixo uma mensagem de otimismo e perseverança. Peço tranqüilidade aos pais e responsáveis e em especial aos alunos do nosso campus. Quero que tenham a certeza de um aliado na Direção Geral. Um aliado na defesa da educação pública de qualidade e acima de tudo alguém que tem um enorme otimismo para o futuro. Termino relembrando Raul Seixas: “um sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Um sonho que se sonha junto é realidade”.

Nenhum comentário: