E-mail do blog

iffcamposcentro@gmail.com

sábado, 14 de maio de 2011

Novo Blog

O Blog do Campos Centro conta com um novo visual e Endereço!
Acesse: www.camposcentro.blog.br

quinta-feira, 12 de maio de 2011

I Encontro de trabalhadores da pesca

Evento vai acontecer no dia 18 e é mais uma ação visando a qualificação profissional no setor. A iniciativa é da Coordenação do Programa Certific em Pesca e Aquicultura.
   
A primeira palestra tratará do tema Previdência direitos e deveres dos trabalhadores e será ministrada pela assistente social Vânia Márcia Araújo, do Núcleo de Educação Previdenciária, da Gerência Executiva do  INSS em Campos.
   
O gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego de Campos, José Roberto Pessanha falará, às 15h30min, sobre Seguro Defeso. No final do evento haverá entrega de certificados. O encontro vai acontecer no Auditório Miguel Ramalho.  
   
O Rede Certific foi concebido para proporcionar ao trabalhador com formação prática o reconhecimento de seu saber. A Rede Federal de Educação Profissional atua com certificação em diversas áreas. No caso do IF Fluminense, são oferecidas oportunidades a eletricistas instadores prediais e trabalhadores da pesca.

Cardápio do almoço no Campus

Na concepção de respeito aos alunos, a Direção Geral do Campus vem dialogando com os responsáveis pela Cantina para melhorar sempre os serviços oferecidos. 

É visível a melhor do ambiente, apresentação dos alimentos e variedade. Uma outra providência é a divulgação prévia do cardápio do almoço. 

Para a semana de 16 a 22 de maio foi preparado um bonito cartaz com as informações. O Departamento da Diretoria de Apoio às Atividades Acadêmicas e a Coordenação de Saúde e Nutrição lembram que os alunos e servidores podem e devem enviar suas sugestões e críticas para o e-mail: merenda@iff.edu.br

Clique na imagem  para ampliar



quarta-feira, 11 de maio de 2011

Orientações para conquistar o emprego

A orientadora esclareceu várias dúvidas dos alunos (Foto: Leandro Vicente)
 
Dando continuidade ao 4ª feira Sem Dúvidas, a Agência de Oportunidades ofereceu, em encontro, dicas de comportamento e desempenho para entrevistas.
Os grupos recebem orientações durante 30 minutos. (Foto: Leandro Vicente)
  
Em grupos de até sete alunos, os inscritos passaram pela orientação conduzida pela estagiária de psicologia Daniele Chagas. Os encontros duram 30 minutos, mas são suficientes para surpreender a egressos e alunos inscritos.

  É o caso da aluna Kíssila Chagas Pereira que já teve experiências com o assunto e sentia necessidade de conhecer mais sobre o tema.  
   
- A gente estava precisando de uma  oportunidade dessas. Aqui estão tendo vários processos seletivos com entrevistas e a gente não estava sabendo como lidar com a entrevista - conta Kíssila.
   
Os alunos interessados podem se inscrever na dDDIEx, no térreo do Bloco D, ao lado da entrada dos estudantes, na Rua do Barão até no dia do evento - desde que haja vaga. Os participantes recebem material impresso com uma síntese de algumas das principais orientações dadas aos candidatos a uma vaga de trabalho. 
   
Algumas delas: procurar fazer perguntas sobre o cargo e assim demonstrar interesse; lembrar de levar sempre contatos de pessoas com quem se trabalhou para o caso da referência (válido também para estagiários); fazer contato telefônico ou enviar um e-mail para o recrutador após a entrevista, de maneira a também  demonstrar interesse.
   
Eu achei muito interessante porque o IFF não está só oferecendo estágio pra gente mas a oportunidade de participar de vários processos, como se deve comportar, como agir, o que evitar - disse a aluna Silvia Azevedo.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Campus ganhará sala para inscrições

Na sala, até seis pessoas serão atendidas simultaneamente (Foto: Leandro Vicente)
 Conforto e agilidade deverão ser oferecidos aos interessados em se inscrever nos processos seletivos do IF Fluminense no Campus Campos-Centro. Além de possibilitar a instalação de seis terminais de computador, a sala estará integrada a outra para produção de fotografias.
  
A estimativa do diretor de Infraestrutura do Campus, José Luiz Boynard é de que tudo esteja pronto em breve para entrar em serviço.
  
- Este é um espaço que nós precisávamos há muito tempo. As filas acabavam sendo formadas atrapalhando até a circulação. É uma antiga demanda de setores como o Registro Acadêmico - explica Boynard.

6ª Musical

Auditório lotado para ouvir as bandas
 O Grêmio Nilo Peçanha (Genp) prepara a edição do próximo evento. A data ainda está sendo definida devido à utilização do Auditório Cristina Bastos para formaturas de outras instituições de ensino. Uma das bandas com presença já confirmada é a Tiojuka. 

Na 6ª Musical a proposta é tocarem sempre duas bandas, a partir das 18 horas. Os primeiros shows aconteceram na sexta-feira (06/05). Passaram pelo palco as bandas 42Morrow e Sken. O projeto é sistêmico: "a idéia é abrir espaço para alunos de todos os campi do IFF e também convidados", comenta o presidente do Genp, Arnaldo Souza. 

Basquete - Na sexta-feira (13/05) haverá a premiação dos trios vencedores do torneio de basquete que vem acontecendo no campus há uma semana. 

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Fotos das cerimônias de formatura dos cursos técnicos e de ensino superior


As fotos de Leandro Vicente e Weliton Barbosa, em alta resolução, podem ser baixadas para impressão nos links indicados nos respectivos álbuns. 

Cursos Técnicos aqui 

Cursos do Ensino Superior aqui

Aprovados novos cursos de pós graduação para o campus


 Na última reunião do Conselho Superior do IF Fluminense campus Campos Centro, no dia 5 de maio de 2011, foram aprovados mais dois Cursos de Pós Graduação para o campus Campos Centro. 
Com previsão de lançamento de Edital para o final do mês de maio e processo seletivo em junho e julho, para início em agosto de 2011, os cursos de EDUCAÇÃO DO CAMPO e DOCÊNCIA NO SÉCULO XXI trazem em sua concepção, respectivamente, o olhar freireano para o fortalecimento das práticas pedagógicas no campo que dialogam com a construção de um projeto de inclusão e que permite, também, acolher, positivamente,  os avanços tecnológicos na Educação.
As novas propostas reangulam, sensivelmente, o DNA dos Cursos de Pós Graduação já existentes no campus, a partir da concepção de que cabe um olhar para nosso próprio pensar rumo ao outro e à educação que requer um novo educador capaz de, pela Educação, avaliar a trajetória biográfica do estudante para conduzi-lo à emancipação

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dia Mundial da Língua Portuguesa

(Reprodução)
 O jornal Mania de Saúde traz uma matéria sobre o assunto, a data é dia 5 de maio. Para a matéria o jornal entrevistou a professora Edinalda Maria Ribeiro, Coordenadora da Pós graduação em Literatura, Memória e Sociedade oferecida pelo IF Fluminense no campus Centro.   

Veja abaixo a reprodução da matéria:

Utilizado em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, o Português, que imortalizou a lírica de Camões e a metafísica de Fernando Pessoa, está recebendo diversas comemorações simbólicas com o Dia Mundial da Língua Portuguesa. 

Em alguns casos, porém, o tom é de lamento, devido ao baixo nível do uso formal da língua por grande parte dos falantes.
Um exemplo claro é o Brasil, que, além de sentir a crise desse aprendizado (cujos efeitos atingem até mesmo a parcela populacional letrada), vive também os sintomas da unificação da língua, cristalizado no acordo ortográfico, que provocou mudanças controversas, como explica a professora Edinalda Almeida, Coordenadora de Pós-Graduação em Literatura, Memória Cultural e Sociedade, do Instituto Federal Fluminense (IFF). 

"Há, entre nós, brasileiros, uma grande dificuldade em entender e absorver as regras do registro formal da língua, principalmente fora da escola. Somos um povo muito falante, que usa muito a linguagem informal, o que torna a absorção do nível culto uma luta diária. Isso ficou ainda mais difícil com o acordo ortográfico, que está confundindo e dificultando ainda mais essa absorção", explica a professora.

O inglês britânico e o americano, segundo ela, é um exemplo. Mesmo possuindo a mesma identidade, eles não deixam de ter as suas diferenças. "Uma coisa não interfere na outra. O acordo ortográfico é problemático, pois todo país tem suas peculiaridades. Infelizmente, mais uma vez, o Brasil cedeu às pressões de uns poucos. Eles falam de unificação como forma de melhorar o entendimento, mas qualquer um pode ler Eça de Queirós, Fernando Pessoa e José Saramago sem dificul-dade", exemplifica.

Outro aspecto grave do problema diz respeito ao imediatismo com que grande parte da população trata o aprendizado do idioma, como é o caso de muitas pessoas que fazem concursos públicos. "Não é por acaso que muitas delas, até mesmo possuindo curso superior, pecam no idioma. Ele tem que ser praticado constantemente e não com imediatismo. Acho que deveria haver mais políticas públicas para mudar isso", orienta.

Se, como diz Fernando Pessoa, a nossa pátria é a nossa língua, talvez o dia 12 possa ser um bom momento para discutir todos esses assuntos e, quem sabe, tentar valorizar ainda mais o nosso idioma.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Começou a eleição para a reitoria

Uma dica para os colegas que apreciam o furdúncio eleitoral. O IF de Pernambuco deu início ao seu processo com direito a cronograma pelo twiter, site e ampla discussão. Vale conferir quando tiver um tempo: aqui


Seminário sobre certificação profissional

O professor Luis Augusto Caldas, do Campus Campos-Centro, está representando o MEC no Seminário Internacional Políticas de Validação.

Luis Augusto é professor dos cursos de Eletrotécnica e Mecânica. (Foto: Leandro Vicente)
   O Seminário acontece nesta quarta-feira (04/05) e quinta-feira, em Buenos Aires. Luis Augusto, um dos idealizadores do programa Rede Certific, vai falar na quinta, às 10 horas, sobre a experiência brasileira. Na mesa Apresentação de casos do Merco Sul também participarão representantes da Bolivia, Chile e Uruguai.
   
O evento é dirigido pela Direção Geral de Cultura e Educação, da província de Buenos Aires e tem entre seus parceiros, universidades argentinas e a Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI).
   
Participam do seminário os responsáveis pela formação técnico profissional dos ministérios do trabalho e educação argentinos, diretores e docentes de centros de formação profissional, de escolas técnicas, alunos e universitários.

terça-feira, 3 de maio de 2011

EJA do Campus ajuda a ampliar horizontes profissionais

O  curso, ministrado pelo servidor Jorge Mendes, enfatiza bem a formação técnica (Fotos: Leandro Vicente)
 A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Campus Campos-Centro está oferecendo uma oportunidade de progresso na vida profissional de 17 alunos inscritos no curso de carpintaria. Matriculado no Instituto Federal Fluminense, o grupo divide seu tempo entre as aulas do Ensino Fundamental e a formação prática.
   
O curso ministrado pelo servidor Jorge Mendes Lopes, 55 anos e 27 dedicados à educação profissional, tem ênfase na parte técnica. “O objetivo é inseri-los no mercado do trabalho, após finalizarem o curso”, observa ele.
   Falando sobre a oportunidade oferecida pelo IF Fluminense, os alunos revelam ter experiência prática e grande expectativa: “o curso aqui é mais técnico e a gente precisa do certificado”, comenta Sebastião Rosa da Silva, 55 anos, 30 dedicados à construção civil.
   
Uma constatação interessante quando se toma contato com a turma é a da presença feminina nos canteiros de obras. Vera Lúcia da Silva Souza, 45 e Maria do Carmo Oliveira dos Santos, 57, trabalham respectivamente como armadora de ferragem de colunas e ladrilheira. As duas buscam agora ampliar suas habilidades com a carpintaria.
   
- A mulher nessa área (obra) é boa pra caramba porque vê detalhes que os homens não vêem. Eles são mais brutos- diz Maria do Carmo, sem nenhuma cerimônia.
   
O interesse e dedicação da turma animam o professor, conhecido entre os colegas no campus pelo apelido, Jorge Mizura.
   - Nesse curso o profissional tem uma amplitude fora do comum. Tem gente que já trabalha com gesso porque aprendeu aqui a mexer com ângulos. Eles aprendem no curso a lustrar. Futuramente podem trabalhar como montadores de móveis – prevê ele.
   
Jorge explica que embora haja facilidade hoje para se adquirir móveis prontos, em lojas de crediário, a montagem é um mercado à parte. 
   
A coordenadora da EJA no campus, Suely Fernandes Coelho Lemos, explica como tem sido possível conciliar o conteúdo do Fundamental e o curso de carpintaria:
   
- Como os estudantes só podem frequentar a escola no turno noturno, organizamos o curso de modo a permitir oportunidades de aprendizagens tanto na formação geral quanto na qualificação profissional. Deste modo, as turmas foram divididas em dois grupos: um inserido no curso de marcenaria e carpintaria e o outro na Informática básica e acesso a internet. Esses cursos têm a duração de um semestre, ao final, inverte-se – explica Suely.
   
As aulas de ambos os cursos acontecem às quintas-feiras a partir das 19h30min e às sextas feiras das 18h às 21h.  



segunda-feira, 2 de maio de 2011

Formaturas no campus

Os álbuns digitais das formaturas dos cursos de nível superior e do ensino ténico estão sendo finalizados para que alunos e familiares possam acessar e baixar fotos. As imagens, produzidas pelos fotógrafos Diomarcelo Pessanha, Leandro Vicente e Weliton Barbosa terão alta resolução, possibilitando a impressão pelos interessados. 

As cerimônias foram realizadas com sucesso na sexta-feira 29/04) - cursos superiores - e sábado (30/04) - cursos técnicos -, na quadra coberta, na frente da Concha Acústica. 





quinta-feira, 28 de abril de 2011

Páscoa e Dia do Trabalhador lembrados no campus

Do repertório musical executado pela professora Beth Rocha, às mensagens dirigidas ao público, o campus viveu momentos de emoção e carinho. A confraternização contou com a presença especial do padre Murialdo, que falou sobre o significado da Páscoa e do dia do Trabalhador.
   
Dando as boas vindas e abrindo o evento, o Diretor Geral, Jefferson Manhães de Azevedo, disse que a forma empenhada e motivada com que diversos servidores organizaram a atividade "simboliza a organização da instituição". Um momento de especial emoção aconteceu com a fala da servidora Vera Richa, da Diretoria de Gestão de Pessoas do IFF, em que fez menções ao trabalho na instituição e à sensibilidade humana.
   
Depois de ouvirem as mensagens, cantarem e se confraternizaram, os participantes provaram o bolo encomendado para o evento. Ele foi decorado com as cores do Instituto Federal Fluminense e uma frase em homenagem ao dia dos trabalhadores.
(Fotos: Leandro Vicente)









terça-feira, 26 de abril de 2011

Sistema de catraca funciona bem

As catracas funcionaram sem problemas. (Fotos: Leandro Vicente)

As quatro catracas instaladas na entrada dos alunos, na Rua Barão da Lagoa Dourada, entraram em atividade na parte da manhã desta segunda-feira (25/04/2011). Durante o dia, a Diretora da Diretoria do Depar-tamento de Apoio às Atividades Acadêmicas, Ana Mary Fonseca acompanhou o trabalho da equipe de portaria e atuou em um dos equipamentos.
   
De acordo com ela, a fila que ocorreu à noite foi consequência de problemas com o código de barras de algumas carteiras de estudantes. Na impressão, os traços ficaram mais grossos que o recomendado. "Nesse caso orientamos os alunos a procurarem o setor de expedição, ao lado da Butique", explicou ela.
   
Uma outra dificuldade observada pela diretora, e outros gestores que compareceram ao local, é o posicionamento inadequado dos documentos. O código de barra está impresso na parte frontal das carteirinhas. Muitos alunos passaram as suas com a foto no sentido contrário ao do dispositivo de leitura.
   
O acesso da comunidade em geral continua acontecendo pela portaria da Rua Dr. Siqueira. Os servidores também entram por esta portaria e aqueles que passavam pela entrada dos estudantes continuam a fazê-lo bastando se identificarem. Os portadores de necessidades educacionais especiais podem ingressar por qualquer portaria. 
   
- Nós não temos a intenção de cercear ninguém. Apenas queremos ordenar o acesso, além de investir ainda mais em segurança - justifica o Diretor Geral do Campus Campos Centro, Jefferson Manhães de Azevedo.
   A segurança é uma preocupação esboçada por alunos quando abordados sobre a nova forma de ingresso no campus.
   
- É mais seguro com certeza. Acho que algumas vezes vai causar um certo tumulto, mas em nome da segurança vale a pena - disse Igor de Castro, aluno dos curso de Sistemas de Informação.
   
- Permite um controle do acesso dos alunos, tornando o acesso restrito e isso hoje é importante - opina Washington Luis dos Passos, aluno do curso de Estradas. 


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Encontro regional de teatro do IF Fluminense

Detalhes podem ser vistos também no portal do IFF

Campus Centro abrirá inscrições na segunda-feira (25/04) para o ENTRENÓS, intercambio cultural composto de festival de esquetes, a ser realizado em agosto.


O Encontro de teatro do Grupo Nós do Teatro será composto por uma mostra de esquetes de grupos teatrais dos municípios do Norte, Noroeste e Baixada Litorânea do Estado do Rio de Janeiro. O evento vai ser realizado nos dias 09 e 10 de agosto.
   
De acordo com o edital, o objetivo é realizar intercâmbio cultural entre grupos de teatro; valorizar seus processos de criação; incentivar as manifestações culturais e contribuir para a formação de platéia e a apreciação do teatro.
   
As inscrições poderão ser feitas no período de 25 de abril e 30 de maio de 2011 pelo correio. Os grupos escolhidos farão suas apresentações para o público no Teatro Municipal Trianon, em Campos dos Goytacazes. O esquete "revelação", escolhido por juri, será apresentado durante a 19ª Semana do Saber Fazer Saber no Campus Campos-Centro do IF Fluminense.
   
Veja aqui o edital

terça-feira, 19 de abril de 2011

Servidores e alunos podem obter descontos em promoção da Dell

A empresa esteve no campus no ano passado oferecendo computadores com preços especiais. A Direção Geral conseguiu que os descontos fossem estendidos a alunos e servidores. Desta vez a campanha é "O que trazes pra mim?... Promoções exclusivas para os participantes do Programa de Benefício EPP".

O professor Cedric Salotto lembra que a identificação no momento da compra é o código: EPPIFF.

De acordo com a Dell, o desconto é cumulativo às ofertas do site www.dell.com.br

É por tempo LIMITADO.
 
Ofertas válidas até 29/04/2011

IMPORTANTE: Para maiores informações sobre esta oferta e/ou procedimento de compra, o interessado deve entrar em contato com o time de vendas:

0800 970 02 46

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Napnee amplia serviços com notebooks

Alunos portadores de necessidades especiais poderão usar as máquinas nas salas de aula. Os computadores podem fazer leitura sonora de textos e programas. 

Jefferson, alunos atendidos no Napnee e parte da equipe de trabalho. (Foto: Leandro Vicente)
  

 

O Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napnee) recebeu, na noite desta quinta-feira (14/04), três notebooks habilitados para acessar a rede sem fio do Campus Campos-Centro. De acordo com a coordenadora do setor, Márcia Regina Crysóstomo Silva, as máquinas eram esperadas com ansiedade pelos alunos deficientes visuais.
   
- Nós produzimos materiais para ajudar os alunos portadores de necessidades especiais na sala de aula. Muitos não têm condições de adquirir um notebook e o computador é uma ferramenta da maior importância para o estudo deles. Nós entregamos textos e outros materiais em mídia para serem usados nos computadores - explicou ela.
   
Durante a entrega das máquinas, o diretor geral do campus, Jeferson Manhães de Azevedo, anunciou que outros dois notebooks serão encaminhados ao Napnee, possivelmente ainda este mês. "Nossa meta é destinar 10 notebooks para vocês. Só pedimos um pouco de paciência. Vamos habilitar os computadores na rede Acesso Livre e também nas redes internas. Normalmente só os alunos de iniciação científica usam essas redes, mas o Napnee terá acesso também", disse Jefferson.
   
Um dos notebook foi entregue simbolicamente a aluna Gabriela da Silva Toledo, que cursa o terceiro ano do Ensino Médio e também o de informática. Ela e outros 14 colegas têm acesso a informações pelo Dosvox, programa que faz leitura sonora de textos, arquivos e outros dispositivos. 
   
- Vai ser bom para mim porque faço informática e preciso muito usar um computador - comentou Gabriela.
   Já o aluno bolsista André Campos, que cursa Sistemas de Informação, sugere que seja ampliado para os estudantes atendidos pelo Napnee o acesso ao youtube. "Seria bom liberar pelo menos o youtube porque tem muitas video aulas", propôs ele.
   
A rede Acesso Livre funciona na parte externa do campus e os alunos que cadastram computadores e celulares podem acessar as chamadas redes sociais - Facebook, youtube e outras.

terça-feira, 12 de abril de 2011

CEG instala rede de gás no campus

Obras já iniciaram e atingirão parte do estacionamento do Campus Campos-Centro. Expectativa é de que recurso energético seja usado com maior segurança e facilidade.


As obras da CEG no campus devem durar uma semana. (Foto: Leandro Vicente)
    
Funcionários da Companhia Estadual de Gás (CEG-Rio) iniciaram nesta terça-feira (12/04) as obras de instalação da rede de gás canalisado no Campus Campos-Centro do IF Fluminense. A Diretoria de Infraestrutura está pedindo aos servidores e eventuais usuários externos do estacionamento uma colaboração já que o espaço será afetado pela obra. 
   
- os transtornos que acontecerão no estacionamento serão breves se comparados com os benefícios de conforto e segurança proporcionados por essa nova instalação que, em curto espaço de tempo, substituirá as botijas acondicionadas na fachada principal do bloco A e na lateral do bloco E (cantina e merenda).
    
A previsão da CEG, informada à Infraestrutura, é de que tudo esteja resolvido em uma semana. O trabalho começou pela parte de trás do Biblioteca Anton Dakistch, que dá para a Rua Dr. Siqueira. No local funciona uma extensão do estacionamento do campus.
   
A mudança da base energética, do gás em cilíndros para o canalizado foi idealizada no primeiro semestre de 2010 e em julho houve consulta aos vários setores envolvidos. Boynard e sua equipe disponibilizaram um e-mail para que professores, servidores e coordenadores pudessem informar suas necessidades e opiniões. 
   
Em postagem do dia 14 de julho de 2010, o blog do campus (www.camposcentro.blospot.com) informava que "a empresa oferece vantagens como instalações e oferta de peças, programa de fidelização, com descontos e redução das contas".

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Oportunidade para egressos de cursos técnicos

DDIEx abriu nesta segunda-feira (11/04) inscrições para vagas na empresa Baker Hughes. As áreas são: mecânica, manutenção industrial, eletroeletrônica e eletrônica.

Primeira etapa será palestra no dia 18/04, às 16 horas, no Auditório Cristina Bastos.


Veja aqui cartaz com informações detalhadas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Abertas inscrições para bolsas de monitoria e apoio tecnológico.

As inscrições poderão ser feitas nesta sexta-feira (08/04) e na segunda-feira (11/04), no gabinete da Direção Geral, de 8h às 20h. É preciso apresentar a carteira de estudante.

Veja aqui o edital para Bolsa de Monitoria

Veja aqui o edital para Bolsa de Apoio e de Desenvolvimento Tecnológico

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Fala Campus!! - O Senhor dos Biscoitos

Seu Jaci, em foto do aluno Weliton Barbosa. (Encontro de gerações do IFF).
O nome dele é pequeno. Os servidores mais novos o conhecem apenas como 'O Senhor dos Biscoitos.' O que muita gente não sabe é que seu Jaci, o nome completo é Jaci Caetano dos Santos, 75 anos, é servidor aposentado da casa, com uma longa história com o hoje Campus Campos-Centro do  IFF Fluminense. Nesta conversa breve com a estagiária da Comunicação Social do Campus, Maria Angélica Oliveira, ele conta com orgulho a sua historia com a instituição.

Maria Angélica - Quando o senhor começou a trabalhar e qual era sua função?

Jaci Caetano - Comecei a trabalhar como guarda vigilante em 1968 e sai em 1991, já aposentado.

Angélica - Como era a escola do seu tempo?

 Jaci - Tudo era muito diferente do que hoje. Na Escola de Aprendizes Artífices só era permitido estudar meninos, mais tarde alguns deles até se tornarão funcionário.

Angélica - Durante esses longos anos como servidor, o que mais marcou a passagem do senhor aqui na escola?

Jaci - O dia da minha despedida. Com certeza esse foi o dia mais triste, sai daqui com a certeza de dever cumprido, mas a saudade e inevitável. Hoje até arrumei uma forma de estar sempre presente na instituição para acompanhar as mudanças e a evolução da escola.

Jaci - O que o senhor acha disso tudo que vê hoje em dia aqui?
Jaci - Todas as mudanças que aqui ocorreram foram muito significativas, principalmente a permissão para as meninas estudarem. A transformação para CEFET e agora pra IFF, elevou a escola a um patamar de muita importância para nossa cidade e eu me orgulho de fazer parte desta historia.

Angélica - O que o senhor diria para quem está começando como servidor hoje?
Jaci - Bom conselho a gente sempre dá. O principal de tudo é ser sempre responsável e gostar do que faz, para fazer bem feito.

Angélica - Do que o senhor mais sente falta?

Jaci - Das boas amizades. Éramos como uma família. Sinto muita falta daquele tempo.

Angélica - O que o senhor diria para quem está começando como servidor hoje?
Bom conselho agente sempre dar. O principal de tudo e ser sempre responsável gostando do que faz e para faze bem feito.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Fotos da cerimônia de conclusão do Ensino Médio 2010


O álbum de fotos da cerimônia apresenta mais de 70 imagens. (Fotos: Leandro Vicente)
A cerimônia que marca a conclusão do curso foi realizada na sexta-feira (01/04) na quadra coberta, na frente da Concha Acústica. No segundo semestre de 2010 cerca de 350 alunos concluíram o Ensino Médio no Campus Campos-Centro do IF Fluminense. 

O álbum de fotos do evento está disponível na seção situada ao lado (no alto da página à esquerda). As cerimônias de formatura e conclusão de cursos passaram a ser organizadas por uma comissão nomeada pela Direção Geral do Campus. 

As fotografias são dos alunos bolsistas Leandro Vicente e Weliton Barbosa. O professor e fotógrafo profissional, Diomarcelo Pessanha também fotografou o evento e participa do trabalho com seus dois ex-alunos. Leandro e Weliton registram sempre que possível os eventos do campus para a Comunicação Social e para o arquivo de imagens da instituição. 

Nos dias 29 e 30 deste mês haverá a formatura dos estudantes de cursos superiores e técnicos.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cardápio do almoço no Campus Centro neste mês de abril

A Coordenação de Saúde e Nutrição divulga o cardápio elaborado pelo nutricionista. O Coordenador, o médico Joaquim Guerreiro, chama atenção para que "alunos fiscalizem o cumprimento do mesmo , assim como,  a qualidade". Criticas e/ou sugestões podem ser enviadas para o e-mail: merenda@iff.edu.br.

Confira aqui o cardápio desta segunda-feira (04/04) a sexta-feira (08/04).
Confira aqui o cardápio da segunda-feira (11/04) a sexta-feira (15/04).
Confira aqui o cardápio da segunda-feira (18/04) a sexta-feira (20/04).
Confira aqui o cardápio da segunda-feira (25/04) a sexta-feira (29/04).


quinta-feira, 31 de março de 2011

O que o campus está fazendo a respeito da falta de professor - Entrevista com o Diretor Geral, Jefferson Azevedo

Jefferson: "apoio da comunidade do IFF é fundamental"

Comunicação –Como está a situação real dessa questão da falta de professores no campus?

Jefferson –  Bem, primeiro precisamos esclarecer algumas coisas. Realmente, no início do ano letivo tínhamos um déficit grande de professores e começamos o ano com muitas aulas descobertas. Isso ocorreu fruto de mudanças no Governo Federal, que impediu temporariamente a contratação de professores para os Institutos Federais. Tínhamos nesse início um contingente de alunos sem aulas, porém, hoje estamos com menos de 5% das aulas descobertas e estamos buscando recursos para que todas as turmas tenham todas as aulas.

 Comunicação – Como se chegou à solução desse problema?

 Jefferson –Esse é meu maior orgulho. Adotamos no Campos Centro uma gestão participativa e democrática, sendo assim, contamos com o esforço e a compreensão de todos os servidores do campus. E quero aqui agradecer de público a todos os servidores e em especial a cada docente, que assumiu mais duas, quatro ou seis aulas para resolvermos o problema. Eu mesmo, como Diretor Geral, poderia estar afastado da sala de aula, assumi mais aulas, pois não poderia me furtar desse esforço conjunto de toda a comunidade. E ainda assim, não resolvemos totalmente o problema, mas, minimizamos muito o seu impacto na comunidade acadêmica. Hoje as aulas descobertas estão restritas quase que exclusivamente a algumas turmas do Ensino Médio, curso com periodicidade anual, portanto, teremos mecanismos variados para garantir a aprendizagem dos alunos no decorrer do ano. É assim que agimos no Campos Centros, os problemas surgem e buscamos sempre soluções coletivas.

 Comunicação – E como ficarão os alunos que ainda estão sem aula?

 Jefferson – Podem ter certeza. Não é porque avançamos que vamos nos acomodar. Ainda necessitamos de algo em torno de 40 professores, para termos uma situação mais confortável no campus e estamos lutando por esses cargos. Em relação às aulas descobertas, é compromisso dessa direção e dessa comunidade, repor todas as aulas ao longo do período letivo, repor com qualidade e com criatividade, características que sempre foram e continuaram sendo a nossa marca.

 Comunicação – E que mensagem o senhor deixa para a comunidade acadêmica?
  
Jefferson – Deixo uma mensagem de otimismo e perseverança. Peço tranqüilidade aos pais e responsáveis e em especial aos alunos do nosso campus. Quero que tenham a certeza de um aliado na Direção Geral. Um aliado na defesa da educação pública de qualidade e acima de tudo alguém que tem um enorme otimismo para o futuro. Termino relembrando Raul Seixas: “um sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Um sonho que se sonha junto é realidade”.