Os 101 anos de fundação do Campus Campos Centro do IF Fluminense serão lembrados em típico clima de aniversário. Às 18h30 desta quinta-feira, alunos, servidores administrativos, docentes e colaboradores partipam de um momento de reflexão e depois, entorno de um bolo, vão comemorar a data.
A programação idealizada pela direção geral vai iniciar na verdade bem antes: às 10h30 haverá um momento de reflexão seguido de um café da manhã, próximo à Sala de Reuniões Oswaldo Martins. Para o diretor Jefferson Manhães de Azevedo, o campus vive um momento especial com seus cursos que abrangem da Educação de Jovens e Adultos - parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - ao ensino médio, cursos técnicos, os ecnológos, bacharelados, licenciaturas, pós-graduação e mestrado.
A história do aniversariante iniciou em 1909 quando o então presidente Nilo Peçanha criou por decreto as Escolas de Aprendizes Artífices. A unidade de Campos dos Goytacazes entrou em funcionamento em 23 de janeiro de 1910. Em seu portal, o Ministério da Educação acrescenta que inicialmente eram 19 unidade que depois deram origem aos Cefets.
- É um momento importante na história da instituição que está fazendo 101 anos mas com grande vitalidade, renovando compromissos históricos. Em especial a formação dos filhos de trabalhadores para democratizar oportunidades, permitindo transformar suas vidas para ingressar no mercado de trabalho e atender aos interesses regionais e do país - comenta o diretor geral, Jefferson Azevedo.
Um bom exemplo disso é Rede Certific, programa conjunto dos ministérios do trabalho e educação em que o saber prático do trabalhador é reconhecido pelos institutos federais. No IF Fluminense, o campus é o que oferece a possibilidade de certificação nas áreas de instalação elétrica predial e pesca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário