E-mail do blog

iffcamposcentro@gmail.com

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Educação ambiental em Varre Sai

O trabalho mobilizou 50 pessoas entre alunos e moradores. (Fotos: alunos do curso)

O trabalho dos alunos do curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental, oferecido pelo IF Fluminense no Campus Campos Centro, está sendo 'exportado' com sucesso. A contribuição mais recente ocorreu no município de Varre Sai, no Noroeste Fluminense. No sábado (18/09) cerca de 50 pessoas, entre alunos e pessoas da localidade, realizaram uma coleta de materiais no Sitio Panorama II. 

Foram coletadas sacolas plásticas, garrafas de pet, recipientes de agrotóxicos, sacos de adubo, papéis, além de sucatas diversas. Todo material foi acondicionado em uma carreta puxada por trator que percorreu a propriedade recolhendo sacos com o lixo coletado. Os grupos se reuniram na sede do sítio e puderam constatar a surpreendente quantidade de lixo que foi recolhida.

A iniciativa teve apoio das secretarias de Meio Ambiente e de Educação da prefeitura. Além da coleta do lixo, houve um amplo debate sobre a importância da Educação Ambiental, quando se destacou a participação dos alunos do curso de pós-graduação. 

Eles tiveram a oportunidade de apresentar informações sobre as consequências do lixo no meio ambiente, na saúde da população e, sobretudo, na poluição dos recursos hídricos. Houve também o pronunciamento do Secretário de Meio Ambiente, que destacou a importância da atividade daquele dia, propondo, inclusive, ampliá-la para todas as comunidades rurais do município. 

A Secretária de Educação, Maristela Fabri, também destacou o trabalho de educação ambiental e propôs a sua realização nas escolas municipais.  

A iniciativa, vinculada à disciplina Gestão dos Recursos Hídricos, do curso de pós-graduação em Educação Ambiental,  foi encerrada por volta das 15h com o reconhecimento e agradecimento do proprietário José Ferreira Pinto. Ele apoiou incondicionalmente a realização da atividade. 






Nenhum comentário: