E-mail do blog

iffcamposcentro@gmail.com

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Entrega de notebooks é mais uma etapa do Programa Tecnologia Comunicação Educação

A entrega dos notebook prossegue nesta terça-feira (14/12), às 9h, 15h e 19h. (Foto: Weliton Barbosa)

Nesta segunda-feira (13/12), um grupo inicial de 92 professores do Campus Campos Centro do IF Fluminense recebeu seus notebook funcionais, após assinatura do termo de responsabilidade de uso. Os equipamentos representam mais uma etapa do Programa Tecnologia Comunicação Educação (PTCE).
  
Na parte tecnológica, além dos computadores, 52 salas ganharam tevês de LCD de 42 polegadas que, com a tecnologia HDMI, podem receber sinal de imagem em alta definição e áudio ao mesmo tempo. Os blocos A, F e D já dispõem de sinal de internet da rede criada para uso dos professores. O detalhe é que ela permite o acesso ao site de vídeos You Tube. 
(Fotos: Leandro Vicente)
  
 Uma pesquisa feita para colaborar na concepção do PTCE mostra que apenas 27% dos professores do Campus usam o computador em sala de aula para construção do conhecimento. A falta de um computador e a disputa por salas de multimídia, um problema anterior aos investimentos atuais, são as causas prováveis.
  
Para o Diretor da Diretoria do Departamento de Ensino Superior das Licenciaturas, Carlos Márcio Lima, o programa possibilitará “passar de 27% para 90% de uso permitindo com isso fazer com que o conhecimento seja construído com o estudante”.
  
O professor de Filosofia no Ensino Médio do IFF, Tarso Ferreira Alves, se encaixa bem na questão apontada pelo diretor. Com apenas 50 minutos para a turma, ele desistia de recorrer aos recursos de multimídia para evitar contratempos. “Além disso, meu computador é lento. Agora acredito que o programa vai fazer toda a diferença”.
  
Cursos - A pedagoga Ana Lucia Campinho apresentou aos professores um panorama dos trabalhos realizados até o momento pelo grupo que pesquisa e elabora as bases do PTCE. O grupo é composto por 30 profissionais, entre eles 12 doutorandos em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “Na Semana das Licenciaturas, em Abril, vamos realizar vários minicursos, inclusive com o pessoal da Escola do Futuro e com a COC, uma escola de Ribeirão Preto que é toda informatizada”, adiantou ela.
  
Professora de biologia, que também recebeu seu computador à tarde, Naiz Mousquer disse que “o programa é excelente” e que “o Instituto estava precisando”. Ela usa com frequência o editor de texto e a internet e vê nos cursos oferecidos junto com o notebook, uma oportunidade para se atualizar em relação às novas tecnologias.
  
Professor do curso técnico de Automação, André Laurindo entende que o PTCE vai mexer com a rotina dos profissionais. “Vai não só ajudar, como obrigar o professor a se empenhar, para ter uma aula mais elaborada. E tudo, no final, volta-se para o aluno”.
  
 O Diretor Geral do Campus, Jefferson Azevedo leu para os professores a Ordem de Serviço nº 10, que assinou, e que estabelece as bases para uso do notebook funcional: “Concessão de uso para o professor efetivo, em exercício, lotado no campus, para uso no estabelecimento e fora dele”. Para os professores substitutos, enquanto se estuda outra forma, haverá 10 computadores disponíveis para uso no campus.
  
 A cada seis meses, os equipamentos deverão ser apresentados à Diretoria do Departamento de Tecnologia, Informação e Comunicação (DDTI) para renovação da permissão de uso.  
  
Veja aqui Plano de Trabalho do PTCE.


(Fotos: Weliton Barbosa)




Nenhum comentário: