E-mail do blog

iffcamposcentro@gmail.com

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Aluno da licenciatura de geografia é o primeiro colocado em seleção de mestrado

Tiago Rocha é aluno do 8º período. (Foto: Leandro Vicente)

Na terça-feira (16/11), exatamente às 16 horas, o aluno do 8º período da Licenciatura de Geografia do IF Fluminense, Tiago dos Reis Rocha, 29 anos, recebeu um e-mail que marcará para sempre sua vida. Era a comunicação do Mestrado em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança, ministrado pela prestigiada Universidade Federal Fluminense (UFF). Tiago, que havia concorrido com outros 30 candidatos, vislumbrou logo na leitura do assunto da mensagem, que poderia estar entre os selecionados.
   
Mas sua surpresa foi muito maior quando viu seu nome encabeçando a lista dos 14 selecionados pela banca. Uma vaga ainda ficou sem ser preenchida. A nota é outro feito: 9,2. “Estou muito surpreso com a receptividade que esse meu feito tem tido e apreensivo com a expectativa das pessoas. Fico preocupado com a responsabilidade”, comenta Tiago, ao ser abordado sobre o assunto.
  
Seu desempenho, no entanto, não é fortuito. Ele tomou conhecimento do mestrado um ano antes e passou a se preparar. Além de cursar o 8º período de Geografia no Campus Campos Centro, Tiago conclui o curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Nas aulas de geopolítica, do professor Synthio Almeida, obteve conhecimentos e incentivos essenciais para a empreitada. Na universidade, a contribuição veio da ciência política.

  No visual, lembra bem mais um metaleiro, com suas camisetas pretas e cabelos cumpridos, que o grande conhecedor que é das questões militares, geopolítica e guerras. Uma de suas expectativas é influenciar de forma positiva os colegas de cursos nos vários períodos.
  
- Durante o Engeo (o Terceiro Encontro de Geografia, recém realizado) o professor Sinthio falou sobre o assunto para os alunos. Achei interessante porque, se eu consegui, outros podem conseguir também”.        

Nenhum comentário: