E-mail do blog

iffcamposcentro@gmail.com

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sucesso do III Engeo leva professor a pensar num futuro fórum de debates no interior fluminense

Minicurso sobre política de segurança dos Estados Unidos. (Fotos: Leandro Vicente)
  O III Encontro de Geografia do Campus Campos-Centro do IF Fluminense pode abrir caminho para a criação de um futuro fórum de debates sobre a geografia produzida no interior. Essa é a expectativa da grande equipe envolvida na realização do evento. São 30 alunos, três professores e outros cinco que participaram da comissão avaliadora dos trabalhos científicos, inscritos no Encontro.
   
A submissão de trabalhos e sua apresentação é novidade dessa terceira edição. São 13 trabalhos produzidos por alunos da Licenciatura em Geografia e quatro da pós-graduação no ensino da disciplina, ambos cursos oferecidos pelo IFF, em seu campus da zona central de Campos dos Goytacazes.
   
Outros 13 trabalhos foram submetidos por pesquisadores de instituições como a UFF, Uenf, Universidade Estadual da Bahia, Ferlagos e PUC-Rio. Para o professor Gustavo Siqueira, coordenador dos trabalhos do III Engeo, o interior fluminense está consolidando um pólo tão forte, que poderá firmar um diálogo acadêmico com grandes instituições consolidadas no ensino e pesquisa de geografia.
   A qualidade e diversidade dos minicursos e palestras oferecidos mobilizam e estimulam os alunos. “As palestras abarcaram bem os interesses dos alunos e com isso houve uma participação maior”, observa Thaís Feydit, aluna do 3º período e integrante da equipe organizadora.
   
Para o aluno Victor dos Santos Souza, do 5º período, a organização e estrutura do Engeo ficaram ainda melhores nesta terceira edição. Ele também destaca a abrangência das palestras: “tem palestras para as várias linhas acadêmicas. A geografia rural, urbana, as questões técnicas”, comenta ele.
   Neste Engeo, os alunos tiveram maior participação, iniciada ainda na fase de discussão dos temas e da estrutura. O evento vai ser encerrado nesta sexta-feira (19/11) com palestra do professor Ivaldo Lima (UFF), às 19 horas, no Auditório Miguel Ramalho.
   
Ele falará sobre o tema Epistemologia: novas geografias. Veja aqui as demais palestras programadas para esta sexta. 
  

Minicurso Espaço e Gênero



Nenhum comentário: