E-mail do blog

iffcamposcentro@gmail.com

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Música e homenagem no Dia do Servidor


   
A extensa agenda de eventos da 18ª Semana do Saber Fazer Saber abriu espaço, no final da tarde desta quinta-feira, para que o campus prestasse homenagem aos servidores, no Dia do Servidor Público. O Coral do EJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos) apresentou quatro músicas acompanhadas com muita alegria por servidores e visitantes.
   
O Coral de Libras, formado por alunos e servidores do campus, também apresentou um número musical.
   
Em rápida mensagem para os colegas, o Diretor Geral do Campus Campos-Centro, Jefferson Azevedo, disse que o momento transformava-se em homenagem ao servidor Everaldo Ferereira de Souza, motorista da então Escola Técnica Federal de Campos que transportou no ônibus da instituição muitos estudantes para microestágios e outras atividades educacionais.
   
Everaldo, que tinha receio de se aposentar e ser esquecido, mesmo adoentado passava pelo campus para encontrar os colegas. Ele faleceu nesta quinta-feira e seu corpo será enterrado nesta sexta-feira, às 15 horas, no Cemitério Campo da Paz.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Aberta oficialmente a 18ª Semana do Saber Fazer Saber


A Ciranda de Violões encantou o público. (Foto: Leandro Vicente)

A cerimônia de abertura, iniciada pouco depois das 18 horas, teve a participação da Reitora do IF Fluminense, Cibele Daher Botelho Monteiro, Pró-Reitores, diretores de campi, do Diretor Geral do Campus central do Instituto em Campos, Jefferson Manhães de Azevedo, diretores e outros gestores.

Estavam presentes também professores, servidores, alunos e seus familiares. A Reitora e o Diretor Geral do Campus destacaram em sua falas o empenho dos servidores e alunos para realização da Semana.
   
O Diretor de Desenvolvimento Institucional e Extensão, Carlos Artur Arêas, lembrou o trabalho de visitas a escolas públicas cujo resultado é uma forte presença dos alunos no evento, já no primeiro dia.
  
Os organizadores da 18ª Semana do Saber Fazer Saber prestaram uma homenagem ao criador do nome, o professor e ex-vice-diretor da Escola Técnica Federal de Campos, Francisco de Paula Carvalho Martins. Criado em 1987, o evento teve a troca, na denominação, de Feira para Semana.  
   
Depois de quatro anos sem ser realizado, ganha nesta edição, a Feira de Ciência e Tecnologia (Feitec) e o Mostre-se. A Feira, dedicada à pesquisa de alunos de diversos cursos, reúne 120 projetos. Já o segundo evento é destinado às empresas, que têm oportunidade de mostrar suas atividades e interagir com os futuros profissionais formados pelo IF Fluminense.
   
Programação Cultural - O Café Literário Pensar Fazer Pensar foi uma das atividades prestigiadas neste primeiro dia de evento. A professora Rita Maia fez palestra na Biblioteca Anton Dakitsch sobre a obra do escritor português José Saramago, após a exibição do filme Ensaio Sobre a Cegueira, baseado em seu livro homônimo.
   
A cerimônia também teve boa música. Os 110 violonistas da oficina de música - a maioria do primeiro ano do Ensino Médio - encantaram o público que prestigiou a abertura oficial da Semana do Saber Fazer Saber. 
   
Antes do encerramento do primeiro dia de evento, houve apresentação do coral de alunos do curso de Libras e do grupo Nós do Teatro, com a peça Lição de Botânica. As duas atividades artísticas aconteceram no Auditório Cristina Bastos.
   
A ampla programação da semana, que prossegue até a sexta-feira, pode ser conferida aqui

Começam as visitas à 18ª Semana do Saber


Trabalhos em cerâmica atraem atenções dos visitantes (Fotos: Leandro Vicente)

A hora prevista era 14h, nesta quarta-feira (27/10), mas logo depois das 13 horas começaram a chegar os primeiros ônibus com estudantes. Os trabalhos em cerâmica, taboa e pinturas expostos nos pilotis do campus atraíram muitas atenções.
   
Os visitantes também não tiveram dificuldade para localizar até mesmo os laboratórios dos cursos de Estradas e Construção Civil, situados na parte dos fundos do prédio antigo. "O pessoal está muito bem preparado para informar as coisas" diz a estudante Ana Paula Silva Ramos, 18 anos. Ela é um dos 600 alunos do programa Jovem Aprendiz, ligado ao movimento Viva Rio.
  
Trazidos por professoras que integram a iniciativa, os estudantes temiam não dar conta de ver todas as atrações oferecidas pela 18ª Semana do Saber Fazer Saber. Ana Paula decidiu voltar na sexta-feira, para completar com calma a visita.
  
O Jovem Aprendiz, do qual o grupo faz parte, está distribuído na região pelo pólos de São Francisco de Itabapoana, Farol de São Thomé e a parte central de Campos. A professora de português e literatura, Cleydimar Souza é uma das responsáveis pela visita dos alunos. "Estou amando. São não estou mais feliz porque não poderei visitar tudo", lamenta ela.
   
O entusiasmo com a Semana não vem apenas de fora: "Isso que é educar. Estamos trazendo os jovens para a escola", comenta a pedagoga e servidora do campus central do Instituto Federal Fluminense em Campos, Ana Campinho. O empenho dos professores e servidores do IFF pode ser sentido em toda parte pelos visitantes. 



terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dezenas de minicursos e várias palestras na 3ª Semana de Engenharia

Palestras, minicursos e campeonato de robótica são alguns dos itens da programação. Tema é controle e automação sem limite. Evento integra Semana do Saber. 
Minicurso em uma das salas de aula do campus. (Fotos: Leandro Vicente)

O segundo dia do evento iniciou com palestras proferidas no Auditório Cristina Bastos e a realização dos minicursos programados. 

Para esta quarta-feira (27/10), está prevista, entre outras atividades, a palestra "modelagem Física com gravidade modificada aplicada a problemas de engenharia". 

Ela será ministrada pelo professor Fernando Saboya, da Universidade Estadual do Norte Fluminense, no Auditório Miguel Ramalho, de 9h às 10h30.
  
Durante o dia também haverá workshop com apresentação de empresas e treinamento do campeonato de robótica. A Semana foi aberta nesta segunda-feira, no Auditório Cristina Bastos, com a participação de alunos do curso Engenharia de Controle e Automação, alunos de cursos técnicos e convidados.

Veja aqui a programação completa da 3ª Semana de Engenharia de Controle e Automação




segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Terceira Semana de Engenharia é aberta com reconhecimento aos estudantes

Evento integra a 18ª Semana do Saber Fazer Saber*


O professor João Carlos Basílio, da UFRJ, fez a palestra de abertura (Foto: Leandro Vicente)
 
Na cerimônia de abertura, o Pró-Reitor de Extensão do IF Fluminense, Eugênio Ferreira Naegele da Silva, representando a Reitora, Cibele Daher Botelho Monteiro, conclamou os estudantes a se empenharem na participação no evento, num reconhecimento à sua importância.
   
O Diretor Geral do Campus Campos Centro, Jefferson Manhães de Azevedo, destacou a forma como o evento foi organizado pelos alunos, ressaltando que eles incorporam a capacidade colaborativa, de grande relevância no mundo do trabalho.

A Diretora de Ensino Superior dos Cursos Superiores de Tecnologia e Bacharelados, Aline Pires de Vasconcelos, sugeriu que os participantes da semana aproveitem a oportunidade que um evento desse tipo representa para troca de informações e ampliação do conhecimento.

Já o Coordenador do Curso, Adelson Siqueira de Carvalho, fez uma menção especial ao empenho dos alunos para realização da semana. Antes da palestra de abertura, forem entregues placas de homenagens à Reitora, aos Diretor Geral do Campus, diretores, à coordenação do curso, servidores e dois alunos de engenharia.

A palestra de abertura foi proferida pelo professor João Carlos Basílio e teve como tema a pesquisa em controle, automação e robótica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
 Veja aqui a programação da 3ª Semana de Engenharia e outras informações.




* (Está matéria foi postada, logo após o evento, no portal do IFF)

domingo, 24 de outubro de 2010

Onda amarela do saber toma a cidade

Caminhada do Saber volta às ruas para convidar comunidade a visitar o campus Centro do IF Fluminense, na 18ª Semana do Saber Fazer Saber. 
Da Rua do Barão para a Tenente Coronel Cardoso. Foto: Antonio Fernando Nunes)

A Caminhada do Saber tomou algumas ruas centrais de Campos, na manhã deste domingo (24/10), para convidar a população a participar da 18ª Semana do Saber Fazer Saber. Organizada pelos departamentos de Educação Física e Cultura, do Campus Campos-Centro, com apoio de diversos outros setores, ela recebeu 523 inscrições.

   Os participantes distribuíram material de divulgação durante o trajeto – saída do estacionamento, passagem pela Faculdade de Direito de Campos e retorno ao ponto de partida. Os professores, servidores administrativos, alunos e gestores do campus foram carinhosamente incentivados por pedestres, motoristas e moradores, que acenavam de varandas e janelas.

   A caminhada contou com apoio da Guarda Municipal de Campos, Polícia Militar e da Secretaria de Saúde – que colocou à disposição do público um veículo equipado, para eventuais atendimentos. Mas não houve nenhum incidente.

   Antes de iniciar a caminhada, houve distribuição de lanche e camisetas amarelas, com a assinatura visual da Semana do Saber. O diretor geral do campus Campos-Centro, do IF Fluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, disse, na abertura do evento, que a Semana do Saber abre a escola para a comunidade. “A escola tem de ser de todos os brasileiros, principalmente em favor daqueles jovens da periferia que precisam senti-la como sua”.

   A 18ª Semana do Saber Fazer Saber vai ser aberta nesta quarta-feira e será encerrada na noite de sexta-feira, com uma grande programação cultural. No encerramento da caminhada houve sorteio de quatro bicicletas doadas pelo cicle do Calil.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Inscrições para Caminhada do Saber até esta sexta-feira

Alunos de diversos cursos já se inscreveram. (Foto: Leandro Vicente)

Até as 16h20 desta quinta-feira (21/10), 170 pessoas haviam feito suas inscrições. A caminhada tem concentração prevista das 8h às 9h, no estacionamento do campus. Vale lembrar para o público externo que o endereço é a Rua Dr. Siqueira, 273, no Parque Dom Bosco. 
   
O itinerário previsto é o seguinte: saída pela Rua do Barão, seguindo pela Tenente Coronel Cardoso até a Faculdade de Direito de Campos. Tomando a Marechal Deodoro, os caminhantes chegarão à Saldanha Marinho seguindo até a Pelinca. O término será no ponto de origem - o estacionamento - aonde ocorrerá o sorteio de 4 bicicletas esportivas.
   
O detalhe é que só participarão dele os previamente inscritos. Os interessados poderão se inscrever no Espaço Cultural Raul Linhares de 10h às 22h, sendo a data limite esta sexta-feira (22/10). Os participantes da Caminhada do Saber receberão uma camiseta do evento. 
   
A 18ª Semana do Saber Fazer Saber vai acontecer de 27 a 29 no campus com uma grande e diversificada programação. Entre as atividades, palestras, minicursos, exibição de filmes, Café Literário, peças de teatro, exposições e apresentação de bandas, gincana e outras.

Veja aqui a programação completa ou se preferir por área.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Direção busca formas de inibir assaltos a alunos, próximo do campus

A reunião foi a segunda realizada no campus, para tratar do assunto. (Foto: Leandro vicente)


A equipe da Guarda Civil Municipal, que tem estendido ao entorno do campus suas ações de rua, vai ampliar a presença efetiva. Essa é uma das providências decididas após o encontro, ocorrido na tarde desta quarta-feira (20/10) na sala da Direção Geral. 

O diretor Jefferson Azevedo solicitou ao Comandante da Guarda, major Francisco Melo, uma ampliação do apoio que tem sido dado desde meados do ano.

   Um encontro com o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, coronel Gilmar, a ser intermediado pelo major F. Melo pode resultar num reforço também pelo lado da PM.

   O Coordenador do Programa Ronda Escolar, Eneci Paulo, sugeriu que alguns cuidados sejam tema de encontros da direção do grêmio com os estudantes. De acordo com ele e com o major Melo, a opção por saída do campus em grupo é um forte elemento inibidor à ação dos assaltantes.

   No início do mês, o efetivo da Guarda Municipal para a o Ronda foi reforçado com a composição de mais uma guarnição. Com apoio federal, a Guarda passa a contar com mais um veículo para a proteção às 62 escolas incluídas na ação.

   No meio do ano, aconteceu outra reunião com autoridades municipais, quando ficou acertado que a Guarda Civil e a PM revezariam semanalmente na atenção ao entorno do campus. 

O diretor de Infraestrutura, José Luiz Boynard detalhou para os representantes da Guarda como ficará o setor sul - na margem da Avenida 28 de Março - depois que obras forem realizadas no local.

   O projeto prevê o rebaixamento do muro que cerca o ginásio de esportes, a colocação de grades, uma guarita de segurança e modificações no ponto de ônibus ali existente. Haverá melhor visibilidade e iluminação na calçada.

Curso oferecido por bombeiros militares atrai atenção

O curso contou com a presença de coordenadores de turno, servidores do serviço médico e da vigilantes (Fotos: Leandro Vicente)

Vários servidores e integrantes da vigilança do campus participaram do curso de primeiros socorros ministrados pelo Grupamento de Socorro de Emergência - GSE, do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. 

O curso aconteceu no final da tade desta quarta-feira (20/10), no Auditório Reginaldo Rangel. Técnicas de atendimentos a pessoas que passam mal ou sofrem acidentes foram apresentadas. 

Entre elas a de respiração e a maneira adequada de lidar com as pessoas nessas situações. 




terça-feira, 19 de outubro de 2010

Importância social do urbanismo em palestra

A Coordenação de Arquitetura e a Diretoria de Desenvolvimento Institucional e Extensão do Campus Campos-Centro convidam a comunidade acadêmica a participar no dia 20/10, às 20h, no Auditório Miguel Ramalho, da palestra a ser proferida pelo Prof. Dr. Claudio Rezende Ribeiro.
   
Ele é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  
Atualmente é professor adjunto do Instituto Candido Mendes, em Campos, onde atua como docente do mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades. O tema a ser abordado será “Função social do urbanismo no Brasil contemporâneo.”
  
O objetivo é dar aos alunos um panorama da atuação do urbanista e a importância de se conhecer e trabalhar o urbanismo, de forma crítica, no atual cenário de "desenvolvimento" que o país, e nossa região, atravessam atualmente.

Vagas para técnico na Águas do Paraíba

DDIEx informa detalhes sobre vagas para emprego na empresa. Candidatos deverão enviar currículo via internet. Um dos pré-requisitos é ter carteira de habilitação A ou AB.

Veja aqui os detalhes

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O que é ser professor, segundo eles mesmos

 
O Dia do Professor foi lembrado no campus com uma homenagem simples e carinhosa. No início das jornadas de trabalho pela manhã e à tarde, eles foram recebidos com bombons e um cartão com mensagem da Direção Geral do Campus. 

A estagiária da Comunicação Social do Campus, Maria Angélica Oliveira e o bolsista e fotógrafo, Weliton Barbosa, ouviram de alguns profissionais relatos sobre a atividade e o prazer de estar na sala de aula. Vejam abaixo as mensagens:         

Os professores Márcia Valéria, Naiz, Synthio, Cecília e Luciana (Fotos: Weliton Barbosa)

Aos colegas professores, nossos parabéns pela profissão. Sabemos da importância do magistério e cremos que, um dia, a sociedade reconhecerá a educação como um excelente caminho para o crescimento pessoal e coletivo.

Professores Synthio Vieira, Márcia Valéria Azevedo, Naiz Mausquer, Cecília Monnerat e Luciana Machado, do Campus de Itaperuna.

  
A todos nós, que somos transmissores do processo Educacional, parabéns.

Professor de Química, Sergio Batista



Certa vez, perguntei a uma aluna de 2º ano do Ensino Fundamental, o que eu teria feito para que ela tivesse aprendido a ler e escrever, pois já havia sido retida por dois anos em função disso.
 
Então, ela me disse:
 
- Você me deu um monte de livrinhos e disse que eu ia ler para você. Todos os dias, à noite, eu tentava, até que consegui.

O papel do educador é estimular o aluno para que ele também se perceba capaz de construir seu conhecimento.

Esta foi uma experiência gratificante, que mostra àqueles que exercem a docência, que não devamos desistir de nossos alunos, mas criar alternativas estratégicas, que favoreçam a construção do processo de ensino e aprendizagem.

No processo educacional é preciso perseverança e acreditar na transformação e no potencial do aluno.

Cristina Baptista
Pedagoga do IFF campus Campos-Centro
Professora do 1º ciclo do Ensino Fundamental



   
O dia de hoje e muito importante para toda a sociedade. O professor, na verdade, é um orientador de seus alunos. Sinto-me realizada como professora por ter a oportunidade de educar e orientar meus alunos, para terem uma vida mais digna e sincera.

Adorei a homenagem que a Direção do Campus fez para os professores, foi uma jeito carinhoso de começa o dia. Tomar café da manhã com os meus amigos de profissão, me fez sentir em casa.  


Kátia Miranda, professora de Espanhol




  Os alunos começam meio tímidos, mais sempre respeitam muito os professores. Sinto-me feliz quando chega ao fim do ano e vejo que meus alunos mudaram. Sou totalmente realizado como professor.

O dia de hoje é  importante pra mim, adoro ser lembrado na minha profissão. Parabéns aos meus companheiros de profissão.

Professor de Educação Física, Samuel Queiroz Monteiro



Um lanche foi servido à tarde (Fotos: Leandro Vicente)




quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Uma homenagem com carinho e reconhecimento aos professores

O Dia do Professor vai ser lembrado no Campus, nesta sexta-feira (15/10), com uma simbólica e carinhosa acolhida logo no início de cada período de aulas. Uma mesa instalada no espaço próximo à Sala Oswaldo Martins com bombons e um cartão traz também a mensagem da direção geral.

O campus reúne 290 professores do quadro do Instituto Federal Fluminense e outros 99 substitutos. Todos estão convidados pela direção a participar. Os professores encontrarão a mesa pronta nos horários de 7h às 9h30min; 12h às 14h e 17h30min às 19h30min.

Professor há 14 anos do campus, na área de informática, o diretor geral Jefferson Manhães de Azevedo vive a experiência de se dividir entre sala de aula e as exigentes funções administrativas do cargo. Mas não abre mão do exercício do magistério: é neste exercício do dia a dia que ele percebe os anseios dos jovens.

- O contato cotidiano com os estudantes renova nosso entusiasmo e compromisso com a construção de um futuro mais generoso para todos - comenta Jefferson.

Treinamento oferecido pelo Corpo de Bombeiros

A Diretora do Departamento de Apoio às Atividades Acadêmicas, Ana Mary Fonseca Barreto de Almeida, está fazendo o seguinte convite à comunidade do campus:

Na próxima quarta-feira (20/10) haverá treinamento de Primeiros Socorros, às 17 horas, no Auditório Miguel Ramalho.

O treinamento será ministrado pelo Grupamento de Socorro de Emergência - GSE, do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e se destinará a professores, inspetores, porteiros e servidores.

Vale ressaltar que será no auditório Miguel Ramalho, não sendo mais no Reginaldo Rangel.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Certific deverá ter mais vagas para prefeitura


Jefferson, ladeado por Nahim e Matoso, e diretores do campus (Fotos: Weliton Barbosa)

 O convênio celebrado entre a prefeitura e o campus Campos-Centro do IF Fluminense, para atendimento de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do município, deverá ser ampliado. A garantia é do prefeito de Campos em exercício, Nelson Nahim.
   
Acompanhado do presidente da câmara municipal, Rogério Matoso, da subsecretária de educação, Deyse Teixeira e de outros gestores municipais, Nahim participou de reunião com o diretor geral do campus, Jefferson Azevedo e diretores de área, nesta quinta-feira (07/10). O convênio foi firmado no meio do ano e a intenção manifestada pelo prefeito em exercício é de ampliar o número de vagas.
   
Para isso, a prefeitura poderá oferecer eventuais professores que sejam necessários. Um outro ponto importante da visita foi o visível entusiasmo de Nelson Nahim e as demais autoridades com a 18ª Semana do Saber Fazer Saber. Ele recebeu das mãos do diretor geral do campus uma camiseta promocional do evento.
   
Alunos de escolas municipais têm na feira uma boa oportunidade de conhecer cursos e possibilidades de crescimento oferecidos pelo IF Fluminense. A Secretaria de Educação vai se empenhar para que seus alunos participem. A prefeitura vai instalar um estande no campus durante o evento.
   
O diretor geral do campus, Jefferson Azevedo, fez uma avaliação positiva do encontro. “Temos grandes talentos e precisamos explorar isso. A parceria com prefeitura torna mais fácil mostrar para as empresas o que temos na Escola”, disse ele.
   
Nahim visitou as instalações do campus e comentou ao final: “Fico feliz em ver tudo mudado aqui, com um diretor tão jovem e com tanta vontade de transformar esta instituição. Coloco a prefeitura à disposição”.

Veja aqui destaque dado pela Secom da prefeitura à visita

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Projeto de implantação do Ensino Médio Integrado tem contribuição de Luiz Augsto Caldas

Luis Augusto Caldas apresentou várias sugestões ao grupo de trabalho (Foto: Leandro Vicente)
A terceira reunião realizada no campus, neste ano, para discutir a reformulação do Ensino Médio teve como convidado o diretor de Políticas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação, Luiz Augusto Caldas.

No Instituto Federal Fluminense o campus é o que oferece o curso numa estrutura propedêutica (não profissionalizante) em que o aluno cursa inicialmente os três anos e depois concorre a uma vaga num dos cursos técnicos profissionalizantes, tecnológicos, bacharelado ou de licenciatura.

A proposta da direção geral do campus é estruturar um Ensino Médio integrado. Nessa modalidade o aluno cursa uma das áreas técnicas ao mesmo tempo em que passa pelas disciplinas típicas do Médio.
A diferença para o processo do passado, que marcou a longa existência da Escola Técnica Federal de Campos, é que as disciplinas não seriam apenas misturadas, mas sim contributivas uma para as outras. Assim, geografia, por exemplo, seria pensada para atender às necessidades das outras disciplinas.

Durante a reunião, Luiz Augusto Caldas fez algumas considerações sobre estudos que desenvolve na educação e das questões tratadas no Ministério da Educação. Ele sugeriu aos gestores que coordenam o trabalho no campus, o estabelecimento de medidas que ajudem a otimizar o tempo. Entre elas um plano de trabalho – já implantado -, um projeto piloto e uma grande mobilização dos professores.
O trabalho é coordenado pela Diretora do Departamento do Ensino Médio e Eja, Vania Cristina 

Alexandrino Bernardo. Participaram diretores das áreas técnica e de licenciatura; coordenadores de cursos; professores; a Pró-Reitora de Ensino, Fabíola de Amério Ney Silva; a Diretora Acadêmica, Maria Siqueira da Silva e o Diretor Geral do Campus Campos Centro, Jefferson Manhães de Azevedo.   
 
A próxima reunião vai acontecer no dia 13 de outubro.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Propostas à minuta do Regimento Geral do IF Fluminense avançam

O trabalho dos grupos temáticos que discutiu propostas alternativas à minuta do Regimento Geral do IF Fluminense foi apresentado à comunidade na tarde desta terça-feira (05/10). A próxima etapa da discussão maior idealizada e articulada extra campus pela direção geral do Campus Campos Centro é o trabalho de relatoria a ser realizado no campus de Macaé, no dia 14, objetivando uma redação mais concisa.

Durante a reunião no Auditório Miguel Ramalho, a comunidade manifestou desejo de que se trabalhem mais alguns pontos do documento prévio. Entre eles, os temas da cultura e da representação estudantil, ambos entendidos como uma lacuna existente na minuta.

O diretor geral do campus Campos Centro, Jefferson Manhães de Azevedo, explicou que ao ter sua discussão ampliada e estendida, o Regimento Geral do Instituto deverá contar com uma minuta mais objetiva e com um universo de sugestões bem menor para a apreciação dos membros do Conselho Superior do IFF. 

O diretor do Departamento das Licenciaturas do campus, Carlos Márcio Lima, destacou que há um diálogo entre os campi para afinar algumas propostas visando à objetividade.
No dia 19 de outubro, haverá um encontro extra campi, no Campus Guarus, para se configurar uma minuta consensual a ser, então, encaminhada ao Conselho Superior. 

Matrícula de trabalhadores convocados para o Certific


Fonte: Portal do IF Fluminense

Os trabalhadores do perfil profissional eletricista instalador predial, inscritos no Programa Rede Certific, devem comparecer ao Registro Acadêmico do Campus Campos Centro do IF Fluminense para fazerem suas matrículas. As datas são 13 e 14 deste mês, no horário de 14h às 19h.

Os inscritos no perfil profissional trabalhadores de preparação de pescado farão suas matrículas no dia 19 de outubro, das 14h às 19h, na Colônia de Pesca Z 19, no Farol de São Thomé e em Ponta Grossa dos Fidalgos, na associação local, neste caso no dia 20, das 14h ás 19h.

A relação completa dos convocados para matrícula na área de pesca sairá no dia 13 porque ainda há inscrição aberta em outro núcleo pesqueiro. 

Reunião - um grupo de 15 trabalhadores do perfil eletricista instalador está sendo convocado para uma reunião, nesta quinta-feira (06/10), às 18h30, na sala 11 do bloco B (miniauditório de eletrotécnica).

Veja aqui a lista dos convocados para matrícula (instalador predial)

Veja aqui a lista de convocados para a reunião

Mais uma oportunidade de contribuir para o Regimento Geral do IF Fluminense

O blog lembra aos colegas servidores que nesta quarta (05/10), a partir das 17 horas, no Auditório Miguel Ramalho, haverá aquela que talvez seja a última oportunidade para apresentar sugestões à minuta do documento.

Serão apresentadas as contribuições dos grupos temáticos que estudaram a proposta inicial encaminhada pela Reitoria do IFF em reunião realizada em setembro no Auditório Cristina Bastos.  Os diretores e outros servidores que participaram dos grupos farão um breve relato do que pensam sobre os temas elencados na minuta e suas razões para proporem formas diferentes.

Será um momento de aqueles que ainda não tiveram oportunidade de se manifestar participarem. As contribuições do Campus Centro serão adicionadas às produzidas pelos demais campi para que o Conselho Superior do Instituto delibere e aprove o Regimento Geral.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Problema resolvido e economia garantida

A Diretoria Adjunta de Infraestrutura do campus traz uma boa notícia: a equipe de manutenção do localizou e sanou um vazamento de água em uma das redes de distribuição. O problema já vinha acontecendo há um bom tempo e ainda não tinha sido detectado. 

Reparada a rede, já foi contabilzada uma redução de consumo em torno de 22%.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Doutorado feito por 13 professores do campus recebe conceito 6

Fonte: texto do professor Adelson Siqueira Carvalho

Os resultados do relatório Trienal (2007/2008/2009) dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu no Brasil foram apresentados recentemente pela CAPES. 

Conforme os dados publicados, o Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está entre os10,9 % melhores do país. 

Aavaliação dos 2.718 programas contou com a participação de 877 avaliadores com qualificação e competência técnico-científica nas suas respectivas áreas de conhecimento.

   Os programas de pós-graduação receberam notas numa escala de 1 a 7, sendo que: 1 e 2 indicam o descredenciamento do programa, enquanto notas 6 e 7 indicam desempenho de referência e de inserção internacional. Para programas que tenham apenas mestrado 5 é a nota máxima.

   O relatório indica que dos 2718 programas de pós-graduação avaliados no Brasil, somente 4,1 % recebeu o conceito 7 e 6,8 % recebeu o conceito 6.