E-mail do blog

iffcamposcentro@gmail.com

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Projeto de implantação do Ensino Médio Integrado tem contribuição de Luiz Augsto Caldas

Luis Augusto Caldas apresentou várias sugestões ao grupo de trabalho (Foto: Leandro Vicente)
A terceira reunião realizada no campus, neste ano, para discutir a reformulação do Ensino Médio teve como convidado o diretor de Políticas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação, Luiz Augusto Caldas.

No Instituto Federal Fluminense o campus é o que oferece o curso numa estrutura propedêutica (não profissionalizante) em que o aluno cursa inicialmente os três anos e depois concorre a uma vaga num dos cursos técnicos profissionalizantes, tecnológicos, bacharelado ou de licenciatura.

A proposta da direção geral do campus é estruturar um Ensino Médio integrado. Nessa modalidade o aluno cursa uma das áreas técnicas ao mesmo tempo em que passa pelas disciplinas típicas do Médio.
A diferença para o processo do passado, que marcou a longa existência da Escola Técnica Federal de Campos, é que as disciplinas não seriam apenas misturadas, mas sim contributivas uma para as outras. Assim, geografia, por exemplo, seria pensada para atender às necessidades das outras disciplinas.

Durante a reunião, Luiz Augusto Caldas fez algumas considerações sobre estudos que desenvolve na educação e das questões tratadas no Ministério da Educação. Ele sugeriu aos gestores que coordenam o trabalho no campus, o estabelecimento de medidas que ajudem a otimizar o tempo. Entre elas um plano de trabalho – já implantado -, um projeto piloto e uma grande mobilização dos professores.
O trabalho é coordenado pela Diretora do Departamento do Ensino Médio e Eja, Vania Cristina 

Alexandrino Bernardo. Participaram diretores das áreas técnica e de licenciatura; coordenadores de cursos; professores; a Pró-Reitora de Ensino, Fabíola de Amério Ney Silva; a Diretora Acadêmica, Maria Siqueira da Silva e o Diretor Geral do Campus Campos Centro, Jefferson Manhães de Azevedo.   
 
A próxima reunião vai acontecer no dia 13 de outubro.

Nenhum comentário: