(Por Maria Angélica Oliveira - Estagiária da Comunicação Social do Campus Campos Centro do IF Fluminense)
A violência na escola é um assunto antigo nas conversas sobre educação. É este foi o tema escolhido pelo professor e psicólogo Ricardo Bessa ao falar, no Auditório Cristina Bastos, nesta quarta-feira, sobre o uso das Drogas e a violência nas escolas.
A palestra integra a programação da Semana do Estudante, promoção conjunta do Grêmio Estudantil Nilo Peçanha (GENP) e da Federação dos Estudantes de Campos (FEC). Ricardo coordena a Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação – CISPCCTAE, do IF Fluminense.
Com uma grande participação dos alunos ele pode esclarecer as diversas dúvidas sobre drogas e violência. “A violência escolar vem sempre acompanhada de outros fatores. Não é algo que surge e termina dentro da sala de aula. É apenas uma dos variados tipos de violência que cercam os jovens diariamente: a violência familiar, social, verbal, física, comportamental, entre tantas outras”, ressaltou Ricardo.
Um dos principais motivos da violência escolar estaria no uso e no tráfico de drogas.
- É preciso combater as drogas. A dependência química é uma doença. Ter a liberdade não significa poder fazer aquilo que queremos, mas ter consciência de nossos atos para tomar decisões responsáveis - Finalizou Ricardo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário